Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O POR QUE DA ELEIÇÃO DE JERI PELO THE NEW YORK TIMES

A costa cearense é uma das mais belas do Brasil, e Jericoacoara é considerada “a Joia da Coroa”. Por aí se imagina o magnetismo que a praia, carinhosamente apelidada de Jeri, exerce em quem a visita.
Para os ligados ao misticismo, a praia - eleita uma das 10 praias mais bonitas do mundo pelo jornal estadunidense The New York Times - emana uma energia única e, por isso é o lugar perfeito para esquecer os problemas.
Cercada por uma área de proteção ambiental permanente (Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara), de 8,4 mil hectares, o acesso é possível apenas por mar ou veículo tracionado. Mas esse é só mais um charme de Jeri.Os turistas desembarcam no município-sede, Jijoca de Jericoacoara, e passam cerca de uma hora para chegar ao vilarejo a bordo de uma jardineira, que é um caminhão adaptado. Porém, O prazer, porém, de Jeri começa aí: com a maré cheia, o trajeto é feito por cima das dunas; e se baixa, pela beira do mar.
Durante o dia, a programação é aproveitar a praia, de mar calmo, ou os passeios pelas lagoas de águas quentes e transparentes, tais como a Tatajuba, a do Coração e a do Paraíso, cercada por dunas que alcançam 40 metros de altura. E, claro, não deixe de ir à Pedra Furada, o principal ícone de Jeri. Entre os meses de junho e agosto, o sol parece se pôr dentro do buraco da pedra, proporcionando um espetáculo inigualável. Outro ponto para apreciar o fim da tarde é a Duna do Pôr do Sol, dentro da vila, que reúne visitantes e nativos que diariamente aplaudem o anoitecer. Na descida, já dá pra curtir a roda de capoeira e emendar com o forró, o reggae e o tecno que invadem as ruas de areia da vila.
Os amantes do windsurf têm espaço em Jericoacoara garantido pelo bom vento. A praia é considerada uma das melhores para a prática do esporte. Destaque também para o surf, o rally e o trekking, além de outros esportes de aventura. O sandboard é outra mania que vem ganhando espaço nas dunas de Jeri.
A gastronomia também é um destaque da vila. É possível encontrar tanto restaurantes simples, com cardápio baseado em peixes e frutos do mar preparados pelos familiares dos pescadores, quanto estabelecimentos de alto padrão, servindo pratos da culinária internacional. Mas é aconselhável  não deixar de saborear duas tradições locais: a torta de banana, vendida em tabuleiros por vendedores ambulantes, e o pãozinho com queijo da padaria São Francisco, que funciona entre 2h e 7h da manhã, atendendo tanto quem sai da farra, quanto quem chega na última jardineira da madrugada.
Jericoacoara fica a 313km de Fortaleza, com acesso pelas BR's 222 e 402, passando pelas CE's 085, 422, 354, 402 e 179. (Mara Cibely de Oliveira Silva –Setur/CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário