Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de julho de 2012

FESTIVAL DAS ESTRELAS NO JARDIM JAPONÊS

Jardim Japonês

O Instituto Cultural Nipo Brasileiro-Ceará promoverá no próximo  sábado (7) o Tanabata Matsuri. O festival japonês celebra o amor e teve início na Corte Imperial há cerca de 1.150 anos e tornou-se feriado nacional em 1603. É uma das grandes festas populares do Japão. No Brasil, o primeiro festival Tanabata aconteceu no Paraná, na cidade de Assaí, em 1978. No Ceará, no sábado, 7,  é o ICNB, que realizará o Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), no Jardim Japonês as 17h30.
Haverá varias atividades como: Tai Chi Chuan; Oficina de Origame (Gratuito) - Voluntários da Fundação Mokiti Okada-MOA; Tanzaku - (Gratuito) Pedidos para as Estrelas - Tanabata; Demostração de Ikebana Sanguetsu (gratuito)- Professora de Ikebana sanguetsu; Shodo - Caligrafia Japonesa (gratuito) - Voluntário da Fundação Mokiti Okda-MOA; Apresentação Dança Japonesa -Universidade Estadual do Ceará UECE / Grupo Yosai Soran de Dança; Workshop de Ikebana Sanguetsu; Cantinho das Fotos: Voluntário da Fundação Mokiti Okada-MOA.
A LENDA - Este festival é baseado numa lenda japonesa que fala do amor da bela princesa chamada Orihime (estrela Vega). O Deus dos Céus, pai da princesa, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (estrela Altair) que se tornou seu marido. A partir de então, ambos somente viviam para seu amor, deixando de lado suas tarefas e obrigações divinas.
Indignado com a falta de responsabilidade do casal, o Deus dos Céus decidiu separar os dois negligentes, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea. Contudo vendo a dor da punição em sua filha, seu pai decidiu que o casal se encontraria, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário