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quinta-feira, 5 de julho de 2012

O FCVB APRESENTOU PESQUISA SOBRE DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO EM 2011


Juntos o Presidente Colombo Cialdini e a vice presidente Ivana Bezerra com a equipe do FC&VB

Com a finalidade de prestar contas sobre o eficiente trabalho que vem realizando em favo r do turismo do Ceará, principalmente o direcionado para a área de turismo de eventos, o Fortaleza Convention & Visitors Bureau apresentou ontem, pela manhã, no Hotel Sonata de Iracema, uma pesquisa sobre o dimensionamento econômico que realizou no ano passado. 
Na abertura do encontro, ao qual estiveram presentes os curadores da instituição e jornalistas, o presidente Colombo Cialdini fez uma apreciação geral do trabalho do  FCVB, mostrando em linguagem clara que, não obstante os esforços e custos dispendidos pela  entidade no sentido de captar para o Ceará eventos no País e no exterior, os maiores beneficiários dos resultados da ações não vêm colaborando. Muitos destes segmentos são recalcitrantes em não reconhecer  que são diretamente favorecidos. Muito não colaboram no sentido de que o Convention melhor desempenhe sua missão, exemplo do comércio, o mais beneficiado de todos. A opinião foi reforçada pelo empresário Régis Medeiros, vice-presidente da ABIH/CE. Aliás, ficou evidente na pesquisa que o segmento de hotéis é o mais beneficiado com a captação de eventos para esta Capital. Também ficou claro que, através de “Room Tax”, são eles os que mais cooperam para que as ações do FCVB sejam promovidas. 
Após o desabafo, Cialdini entregou a Milena Auip, coordenadora de Projetos,  a missão de mostrar e explicar para os presentes a Pesquisa de Dimensionamento Econômico realizada pelo Fortaleza Convention Bureau. Os números gerais são os seguintes: 
Tipologia dos Eventos: 48 eventos Socioculturais ( ex. Reveillon, Aniversário de Fortaleza, Fortal, Natal de Luz, etc ). 45 Congressos e Convenções. 30 Feira / Exposições. 28 Reuniões / Encontros. 16 Seminários. 15 Eventos Esportivos. O meses mais procurados para a realização de eventos foram novembro, outubro, setembro e junho e os menos procurados foram dezembro, janeiro e fevereiro.
Âmbito dos 182 Eventos realizados: 69 eventos Nacionais, 52 eventos Locais, 47 eventos Religiosos e 14 eventos Internacionais.
Faturamento Anual dos Espaços de Eventos R$ 3.979.979,75 (espaço utilizado para eventos em 2011 – 1.834.092,05 m² X Preço Médio por assento/m²  R$ 2,17 ). Obs.: Não estão contabilizados os espaços de eventos (ex. estádios, ginásios, etc).
Faturamento Anual dos Eventos em 2011 R$ 16.446.197,31, sendo 24,2% deste valor R$ 3.979.979,75 é o percentual gasto com o custo de locação de espaços.
Gasto Anual do Participante de Eventos r$ 8 bilhões, sendo que o Participante turista deixa por dia R$ 220,29 e passa em média 6 dias e o Participante local deixa por dia R$ 50,00 e passa em média 1,5 dia no evento. Gasto do Turista no Evento: 28,9% Comercio, 20,6% Hospedagem, 20,3% Transporte, 16,1% Diversão / Passeio, 11% Alimentação e 3,1% Outros.
Estimativa é que 24 milhões será a receita gerada pelos eventos captados em 2011 e que irão acontecer ao longo dos próximos anos.

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