Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O RIO É PATRIMÔNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE


Aterro do Flamengo

A Unesco concedeu ao Rio de Janeiro  o título de  Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural Urbana. A honraria concedida à Cidade Maravilhosa ocorreu durante 36ª Reunião do seu Comitê do Patrimônio Mundial, em São Petersburgo, na Rússia. Essa é a primeira vez que uma cidade inteira é contemplada uma vez que antes o título era destinado para áreas rurais e pequenos trechos urbanos.
O dossiê da candidatura foi entregue em 2009. O documento destacou a importância e o valor universal da cidade e a soma da sua beleza natural com a intervenção humana. O título foi concedido por um comitê formado por representantes de 21 países. A partir de agora, segundo o Iphan, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco deverão ser alvo de ações integradas dos governos visando a preservação da sua paisagem. A chancela contempla o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. Os bens cariocas também incluem o forte e o morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
Como destacou o  governador Sérgio Cabral, o Rio de Janeiro está acumulando conquistas desde 2007, como o Cristo Redentor uma das Maravilhas do Mundo Contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário