Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ATÉ DOMINGO O 2º ENCONTRO SESC POVOS DO MAR

A partir de ontem e até o próximo domingo, o Serviço Social do Comércio realiza o 2º Encontro SESC Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas. A programação acontece na Colônia Ecológica SESC Iparana, com o objetivo de promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense.
A edição deste ano conta com a exposição temática das 80 comunidades participantes, provenientes de 20 municípios cearenses. Durante os cinco dias do evento, participarão também artesões, culinaristas e grupos tradicionais populares que promoverão um espaço de interação, vivência e compartilhamento de saberes entre os participantes.
E são sendo realizadas ações voltadas às práticas alimentares e de saúde popular, à socialização das técnicas de artesanato, cantos, danças e brincadeiras, além da discussão sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, através de oficinas, vivências, rodas de conversas e círculos de cultura.
O Encontro é aberto à sociedade em geral para a visitação dos espaços e das tendas temáticas, onde acontecem apresentações, exposições e vendas de artesanatos (cipó, barro, rendas, bordados, labirintos, areia colorida, etc.) e comidas regionais (bolinhos, roscas, doces, licores, etc.). Já as oficinas e rodas de conversa são destinadas a pesquisadores, profissionais e estudantes da área ambiental, já inscritos anteriormente.
PASSEIO DE BARCO NA BARRA - Amanhã, às 8 horas, o SESC promove um passeio de barco no Píer da Barra do Ceará, com o tema Fragata Viva O Manguezal! O passeio, que reúne cerca de 200 convidados, acontecerá com dez barcos e vinte jangadas. Na ocasião, os participantes  conhecerão mais sobre os problemas ambientais, referências históricas e possibilidades turísticas que caracterizam a região.
Durante a programação, jovens do Projeto da Brigada da Natureza, voluntários da AQUASIS e parceiros utilizarão tambores, promoverão cirandas, brincadeiras e canções, no intuito de sensibilizar a socie

Nenhum comentário:

Postar um comentário