Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TERESINA: 160 ANOS DE HISTÓRIA!

Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França


Com uma programação variada, Teresina festejou no último dia 16 a efetivação da sua transferência como capital.  Como se sabe, a capital do Piauí até 1852 era a cidade de Oieiras. O responsável pela transferência foi o Presidente da Província, José Antônio Saraiva.
Há muito tempo Teresina vem se destacando no Nordeste brasileiro. Não bastassem seus atrativos turísticos que encantam os visitantes em busca de história, arte, cultura e gastronomia, a cidade é reconhecida como um polo avançado de medicina. De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), é também a terceira capital mais segura do Brasil.
 A capital é bastante procurada para o turismo de negócios e eventos. Embora seja a única da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico, foi agraciada pela geografia com dois belos rios: o Parnaíba e o Poti. Eles se juntam a espaços de lazer espalhados por toda a cidade, principalmente nos parques urbanos, que convidam turistas e suas máquinas fotográficas a registrar a variedade da flora local. 
Para os interessados em história, o Museu do Piauí, a Igreja de São Benedito e o Theatro 4 de Setembro são as principais pedidas. Representam momentos valiosos da cidade e do estado e não podem ser deixados de fora. O artesanato local também é de primeira: madeira, fibra, couro, fio ou argila são usados em belos presentes aos turistas, como potes, enfeites, adornos ou joias com a pedra preciosa 'opala' – encontrada em pouquíssimos lugares além do Piauí. No Polo Cerâmico do Poty e na Central de Artesanato Mestre Dezinho é onde se encontram artesanatos para encher os olhos e fazer as melhores compras.
A gastronomia oferece opções com as mais variadas cores e sabores. Da pimenta de cheiro à cajuína, passando pela paçoca, baião-de-dois, sarapatel. Não deixe de experimentar a comida feita pela cozinheira que cresceu vendo a mãe fazer e depois fez igual. Provar segredos culinários que passam de geração a geração. Tudo isso está disponível nos bares e restaurantes da cidade.
FESTEJ0S - Às 7h do dia 16, com a procissão da padroeira Nossa Senhora do Amparo, iniciaram-se os atos festivos da comemoração  dos 160 anos da simpática capital do Piauí.  A partir das 19h, o Theatro 4 de Setembro recebeu o canto do Hino de Teresina para abrir a noite de entrega das “Medalhas Conselheiro Saraiva”, cujo nome homenageia o fundador da capital piauiense, José Antônio Saraiva. Considerada a maior honraria de Teresina, a medalha é concedida pela prefeitura a quem prestou relevante serviço para a cidade. A Orquestra Sinfônica de Teresina  fez apresentação especial após a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário