Pesquisar este blog

sábado, 1 de dezembro de 2012

CONSAGRADO, O FESTURIS PARTE PARA OS 25 ANOS

Eduardo Zorzanello, Silvia Zorzanello e Marcus Vinicius

Como já se previa, o Festival  Internacional de Turismo de Gramado, realizado a partir do dia 22 último, indo até o sábado, 24, alcançou total êxito, conseguindo superar os 23 anteriores em número de participantes e de realização de negócios. Nos dois dias da realização da Feira, os estandes montados no Serra Park, das 14 às 22 horas, sempre estiveram  muito movimentados, com os expositores dos produto turísticos do Brasil e dos 56 países participantes encaminhando negócios de milhões de reais. Nada menos de 2,5 mil marcas foram expostas nos 400 estandes do evento. 
ABERTURA – Na noite de 22, houve a solenidade de abertura no amplo auditório do Palácio dos Festivais, prestigiada por destacadas  autoridades federais, do Rio Grande do Sul e de vários estados da Federação. De início, a bela apresentação do Hino Nacional por componentes do Projeto Cuca, os quais surpreenderam no final lembrando Ari Barroso. Em seguida, 11 personalidades de destaque no turismo  receberam o Troféu Amigos do Turismo.  Como é tradicional, a empresária Marta Rossi, diretora da Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos  e uma das idealizadoras do Festuris, emocionada fez  um retrospecto das 24 edições da Feira, bem como anunciou que, na do próximo ano, no quarto de século, ela e seus jovens companheiros de Diretoria – Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius -, aliados com  sua operosa e competente equipe, já estavam trabalhando para promover um acontecimento marcante.
Abertura da Feira
Após o pronunciamento de várias personalidades, o Hino Rio-Grandense, acompanhado de declamação pelo tradicionalista Pepeu Gonçalves. 
A noitada terminou com a festa “Carnaval de Pernambuco, é só chegar”,  na Sociedade Recreio Gramadense.  
 OS TRABALHOS – Nas manhãs dos dias 23 e 24  uma série de atividades aconteceram no Centro de Convenções do Serrano Resort houve vários painéis e palestras  abordando  temas sobre a atividade turística, estratégias de marketing, acessibilidade e até fusões de companhias  aéreas. 
No período da  tarde,  os congressistas se concentraram no Serra Park. Em uma bela cerimônia, o Festuris 2012 abriu suas portas para todo o trade turístico, nacional e internacional, juntamente com várias autoridades, entre elas o governador do Rio Grande do Sul (RS), Tarso Genro, o secretário de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz, a ministra Maria do Rosário, da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot e a secretaria de Turismo do RS, Abgail Pereira.
Homenageados 
A comitiva percorreu o evento, passando pelas principais novidades, o salão de acessibilidade e o de enoturismo. As autoridades se dirigiram até a sala Joana Palhares, onde ocorreu dois importantes lançamentos para o turismo, tanto gaúcho, quanto nacional. O primeiro, foi o lançamento do Plano de Marketing e Campanha do Estado do Rio Grande do Sul, que foi prontamente entregue, em primeira mão, a diretora do Festuris, Marta Rossi.
Na sequência da solenidade, o secretário Lummertz, no ato representando o ministro do Turismo, Gastão Vieira, lançou o programa turismo acessível, que visa investir em diversas frentes para deixar o Brasil com as instalações prontas para turistas com deficiências.Na ocasião, o governador Tarso Genro exaltou o planejamento, e disse que o Estado deve investir mais no turismo.Além do plano, o Rio Grande do Sul ainda fez outras duas grandes ações na feira. Em uma delas, reuniu diversos convidados internacionais, que são um dos marcos do evento, e apresentou os principais atrativos do RS. Na outra, agora em seu estande, foi apresentado o aplicativo para smartphones e tablet, que evidencia o potencial gaúcho para este segmento.
Edmundo Lemos foi homenageado
Em tempos de acessibilidade, o governo federal acertou em apresentar um modelo para turismo acessível. Com os principais megaeventos esportivos às portas do país, qualquer turista, independente da dificuldade, deve poder aproveitar o que o país oferece de melhor. Lummertz salientou este incentivo, e disse que a cidade sede do evento pode se tornar um modelo acessível: “Gramado é mais do que adequado para receber o lançamento deste programa. É o que se tem de melhor na prática de receptivo do turismo no país, e pode, com certeza, pelo seu potencial e resultados, se tornar uma cidade modelo de acessibilidade para todo o nosso Brasil”, conclui o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário