Pesquisar este blog

sábado, 1 de dezembro de 2012

RECONHECIMENTO ÀS BAIANAS DO ACARAJÉ


As baianas do acarajé foram reconhecidas pelo governador Jaques Wagner como Patrimônio Imaterial da Bahia, em cerimônia que também marcou a entrada de seu ofício no livro de Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Um dos maiores símbolos culturais da Bahia, elas cativam os turistas pelo jeito simpático e pelo sabor de seus quitutes.
A cerimônia, realizada em Salvador, contou com a presença de várias autoridades , unânimes em enfatizar a importância das baianas para a cultura e o turismo na Bahia e no Brasil, entre elas  o governador da Bahia, Jaques Wagner, os secretários de Turismo, Domingos Leonelli; Cultura, Albino Rubim; e Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio; e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no estado Carlos Amorim, além da presidente da Associação das Baianas do Acarajé e Mingau da Bahia (Abam), Rita Santos.
“As baianas são vistas como sacerdotisas, conselheiras. Elas levam consigo a magia da religião. Não tem visitante que não queira comer um acarajé. Reconhecer os fazeres da baiana como Patrimônio Imaterial é uma honra”, afirmou o governador. 
A Abam estima que existam cinco mil baianas com tabuleiros montados em toda a Bahia, das quais três mil são associadas. Há notícias de que existam baianas de acarajé em outros 12 estados, e inclusive países, como Portugal, por isso pretende realizar um mapeamento delas em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário