Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CEARENSES BRILHAM NO ENSINO E O CMF TAMBÉM

Henrique com os pais; Walter e Alessandra

Este  “Rota do Sol” está exultante. Henrique Carvalho Lima Farias, filho do casal Walter Gouveia Farias e Alessandra Carvalho Lima Farias e bisneto do nosso diretor-editor José Carlos de Araújo, foi um dos bons classificados na últimas provas do ENEM para a Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará.
 O notável feito  de Henrique Farias, que foi aluno do Colégio Militar de Fortaleza do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio,  é ainda mais valorizado porquanto, nestas provas do ENEM, dos cerca de 134 mil jovens que pleiteavam vaga da UFC, nada menos de 11.325 disputavam ficar na Faculdade de Medicina de Fortaleza,  que oferecia apenas 160 vagas, 140 da quais de ampla concorrência entre os estudantes brasileiros e 20 reservadas para os alunos de cotas e  escolas públicas. Daí a razão de enaltecer a brilhante vitória dos classificados. 
BRILHOU O COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA – Sem alarde mas demonstrando a alta qualidade do ensino que oferece, não apenas para a vida militar como para outras destacadas profissões da vida civil,  foi oriundo  do Colégio Militar de Fortaleza  que boa parte dos jovens classificados no ENEM recém realizado. Entre tantos,  estes se classificaram para medicina, no Ceará: 
 UFC de Fortaleza - Henrique Carvalho Lima Farias, Camille Sampaio Torres, Luiz Augusto de Moraes Pinheiro Filho  e Juliana Caetano Nogueira
UFC de Sobral - Yuri Eliakim Martins Mendes e  Yasmim da Silva Pereira
VESTIBULAR AMERICANO - Davi Rodrigues Chaves, 17 anos, um “geniozinho” que desponta como um grande representante da cultura cearense,  é um dos brasileiros que disputam as poucas vagas reservadas a estrangeiros (10%) em universidades norte-americanas em 2013. Ele está no processo de “application,”,  etapa seletiva para as universidades de Harvard, Stanford, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), cujo resultado será divulgado em março de 2013.
Aluno do Colégio Ari de Sá desde a 1ª série do Ensino Fundamental, Chaves sempre se destacou nos estudos. Em 2007, quando estava no 9º ano, passou a representar o colégio em olimpíadas. Em 2012, Chaves conquistou duas medalhas em Olimpíadas Internacionais de Química, uma de prata (ICHO) na Turquia e outra de ouro (Ibero) no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário