Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O CEARÁ ESTÁ EM FESTAS PELOS 214 ANOS DE AUTONOMIA

governador em exercício Domingos Filho hasteou a bandeira
 do Brasil,  ao lado do secretário da Cultura, Francisco Pinheiro (dir.)  e do prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães(esq).

Hoje (17), o Estado do Ceará está  comemorando 214 anos de autonomia da Capitania de Pernambuco. Para celebrar a data, o governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult), está  realizando uma série de ações para celebrar a data. 
DIA DO CEARÁ - O Dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.  A Lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
PROGRAMAÇÃO – Muitos atos estão programados para comemorar o grato acontecimento. Às 9 horas, na Praça da Matriz, em Aquiraz, município que foi a primeira capital do Estado, o  governador em exercício, Domingos Filho, e o titular da Secult, Francisco Pinheiro, estiveram presentes na solenidade inaugural,  participando do hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Ceará e do Aquiraz,  Houve em seguida visitas guiadas ao Museu Sacro de Aquiraz, exposição de trabalhos produzidos em marchetaria pelo artista Sílvio Rabelo com temas sobre o Ceará do jangadeiro, Ceará religioso e literato. Em Fortaleza, entre outras ações, acontecem  exposições, apresentações artísticas, debates, cineclube, missa e visitas guiadas aos equipamentos culturais Theatro José de Alencar,  Sobrado Dr. José Lourenço  Museu do Ceará. 
Eis como está a programação geral elaborada pela Secult dos 214 de autonomia do Estado:  
AQUIRAZ - 9h00: Abertura oficial da programação alusiva ao Dia do Ceará; hasteamento das bandeiras; apresentação da Banda Música de Aquiraz – Execução do Hino de Aquiraz. 9h00 às 17h00:
visitas guiadas ao Museu Sacro de Aquiraz; exposição de trabalhos produzidos em marchetaria pelo artista Sílvio Rabelo com temas sobre o Ceará do jangadeiro, Ceará religioso e literato. Anexo do Museu de Aquiraz. 18h30 - missa na Igreja São José de Ribamar; festa de São Sebastião (Padroeiro de Aquiraz)
FORTALEZA - MUSEU DO CEARÁ -  8h30 - Roda de Toré com os Índios Tapeba; 19h00 -
Mesa de abertura: Cristina Holanda (Museu do Ceará), Sílvia Barbosa (ADELCO – Associação para o Desenvolvimento Local Co-produzido) e Leno Farias (RENAFRO – Rede Nacional de Religiões de Matriz Africana e Saúde); 19h30 -  Apresentação das exposições fotográficas “Echaporã” (Mayara Melo) e “Festa de Terreiro” (Salvino Lobo); 20h20 - Coquetel de abertura das exposições “Echaporã” e “Festa de Terreiro”. Apresentação do Afoxé Oxum Odolá.
SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO - 09h00 às 17h00 - Visitas mediadas às exposições "Goiabeiras - Outros Mares" , do fotojornalista Dário Gabriel e "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti", do fotógrafo Jarbas Oliveira; 10h00 - Oficina: Confecção de porta-retratos artesanais com Geórgia Viana; 14h00 -  CineClube Especial Dia do Ceará - A Arte Encantada de Luiz Hermano: Perfil Sérvulo Esmeraldo,; Com o Oceano Inteiro para Nadar – Leonilson; Grandes Personagens: Efraim Almeida; 16h00 - Café Fotográfico em celebração ao Dia do Ceará com Dario Gabriel e Jarbas de Oliveira
THEATRO JOSÉ DE ALENCAR - 09h00 - Abertura de Portas com audição do Hino do Ceará
09h00 – 10h00 – 11h00 – 12h00 – 14h00 – 15h00 – 16h00 – 17h00 – Visita guiada ao TJA * No horário das 15h00 o guia é o bailarino Hugo Bianchi;  09h00 às 17h00 – Saguão do TJA: Ceará em livros – Para consulta no local, publicações da SECULT; 14h00 – Palco principal – Projeto Respeitável Público apresenta Teatro: “Heróis do Papelão, do Grupo Formosura;  15h00 – Palco principal: Projeto Respeitável Público apresenta Dança “Primavera Flamenca” do Grupo Tablado;  16h00 - Jardim do TJA – Projeto respeitável Público apresenta Música -”Grupo Quinteto Agreste”; 18h00 – Saguão do TJA – Hora do Angelus – Tenor Franklin Dantas canta Ave Maria; 18h10 – Palco principal – Violonista Marco Leonel Fukuda inicia temporada de lançamento do seu segundo CD “Jornada”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário