Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CONTINUAM AS OBRAS DE MOBILIDADE EM FORTALEZA

Concluídos os jogos da Copa das Confederações, continuam em ritmo acelerado e  dentro dos prazos estipulados   as obras de mobilidade urbana em Fortaleza.  No entorno do Castelão, a rotatória e a Avenida Alberto Craveiro - já alargada - recebem as calçadas e os acabamentos, como canteiros centrais, ciclovias, garantindo a acessibilidade dos pedestres.
Foram realizados os alargamentos da via e da ponte, serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação. O percentual de execução atualizado é de 91,4% no trecho que corresponde à obra completa do Makro até a rotatória. Esse percentual é referente a obras, projetos e desapropriações concluídos.
Na Avenida Paulino Rocha, as obras de construção do túnel e restauração da via que se liga à Avenida Dedé Brasil prosseguem em curso normal. . O percentual de conclusão é de 47,51% de avanço global em todo o trecho de obras. Os serviços concluídos na via foram drenagem e pavimentação da rotatória. A Avenida Dedé Brasil, com 8,73% de avanço na padronização de calçadas e restauração da via, continua em obras até o dezembro deste ano. Ficaram pendentes os viadutos do Complexo Parangaba, além de drenagens e pavimentação.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) avança com a construção de mais três estações das dez previstas pelo projeto. O consórcio executor das obras civis iniciou os trabalhos de implantação das Estações Antônio Sales, Mucuripe, e Pontes Vieira. No total serão dez estações de embarque e desembarque de passageiros partindo do bairro de Parangaba até alcançar o bairro Mucuripe, com a estação Iate. As obras da estação Antônio Sales, nas proximidades da Normatel, estão na fase de concretagem de regularização e armadura, enquanto que estação Mucuripe, que fica próximo ao riacho Maceió, passa por serviços de terraplenagem do terreno. Já as obras da estação Pontes Vieira, que ficará próxima à Assembleia Legislativa do Estado, também teve seus trabalhos de terraplenagem iniciados após demolição de muro existente. Os trabalhos em outras três estações seguem de forma acelerada, são elas: Parangaba, Rodoviária e Iate. Aproximadamente 30% da obra está concluída e será entregue à população está prevista para o primeiro semestre de 2014, a tempo da Copa do Mundo.
Com estas intervenções, é real que a cidade está enfrentando transtornos no que diz a respeito ao trânsito, não apenas de veículos mas de pessoas também. Contudo, é de se esperar que Estado e Prefeitura de Fortaleza cumpram realmente os protocolos que assinaram. Assim, será possível que antes do início da Copa do Mundo, em junho do próximo, tenhamos melhor mobilidade urbana, pelo menos em boa parte da Capital.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário