Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PARATY VIVE A FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL

Gilbrto Gil fez show de Abertura na Flip 2013
O Brasil da cultura está em alta desde a última terça-feira, 3, com 10ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP. A  tradicional cidade fluminense está recebendo milhares de visitantes diariamente e  até o próximo dia 8, quando o grande evento terminará,   seus casarões antigos em estilo colonial, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, permanecerão como atração do numeroso público com tudo que apresentam no mundo das letras e das artes. Mesas literárias, conferências, encontros com escritores, lançamento de livros, recitais de poesia e de música e outras atividades  movimentam, mais uma vez, a histórica cidade de Paraty.
Este ano, o homenageado  maior  é o escritor alagoano Graciliano Ramos, autor de clássicos como Vidas Secas e Memórias do Cárcere. Entre os participantes estão os cantores Gilberto Gil e Maria Betânia; o filósofo e professor Vladimir Safatle e o poeta Nicolas Behr. 
O alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), escritor, jornalista e político, autor de várias obras de forte conteúdo social, é tema de três eventos na Festa Literária de Paraty. A conferência de abertura, na Tenda dos Autores, foi do escritor amazonense Milton Hatoum, grande conhecedor da obra de Graciliano.
PROGRAMAÇÃO VASTA – Na Abertura do prestigiado festival, o consagrado Gilberto Gil foi o grande astro. No show, apresentou as melhores canções dos seus 50 anos de grande intérprete da MPB. O filho do artista, Bem Gil, na guitarra, o violoncelista Jacques Morelembaum e o violinista Nicolas Krassik deram mais colorido ao monumental espetáculo. 
Hoje, à tarde, ao lado da socióloga Marina de Mello e Souza, professora da Universidade de São Paulo, Gilberto Gil participará de mesa literária que debaterá a criação e manutenção de políticas públicas para disseminação de programas culturais. 
Milton Hatoum fez palestra de Abertura
Amanhã (5), às 10h, uma mesa redonda tratará da relação entre as posições políticas de Graciliano e sua produção literária, com a participação de Denis de Moraes, do sociólogo Sergio Miceli e de Randal Johnson. Na Casa de Cultura de Paraty, exposição de fotos, filmes e depoimentos de Graciliano.
Até domingo, muitos eventos culturais ocorrem simultaneamente em diversos pontos da cidade. Serão cerca de 200, entre mesas literárias, conferências, encontros com escritores, lançamento de livros, recitais de poesia e de música e outras atividades, como exposições de bonecos de papel machê, apresentações de danças de roda e forró e desfiles de blocos de bonecos. Na agenda paralela, a festa tem a Flip Mais (são 19 deles, boa parte na casa de Cultura de Paraty), a Flipinha (para o público infantil) e Flizona (para adolescentes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário