Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de julho de 2013

EXPOCRATO GERA MAIS DE MIL EMPREGOS

Até o próximo domingo, dia 21, mais de sete mil bovinos, ovinos, caprinos e equinos de alta linhagem e padrão genético estarão em exposição durante a 62ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animas e Produtos Derivados (Expocrato), que foi aberta, oficialmente, neste final de semana.  A mostra é realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante que está com suas baias e currais completamente lotados, com animais que são negociados entre produtores cearenses e de diversos estados do Brasil contribuindo com o seu melhoramento genético.
Durante os dias da tradicional Expocrato, há três grandes leilões de animais, de várias raças, além das exposições internacional e pan-americana de cães. Ocorrem ainda concursos leiteiros de bovinos e caprinos, julgamento de bovinos, ovinos e caprinos. Segundo o titular da SDA, Nelson Martins, “ com os leilões nós temos a oportunidade de promover o melhoramento genético do nosso rebanho, pois para a Expocrato vêm criadores com animais de alto padrão para serem comercializados”. De acordo com o secretário, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. Adiantou o secretário que "Sem dúvida, há um crescimento significativo de postos de trabalho, além de um aquecimento representativo da economia local".
O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes Mattos, destacou que a Prefeitura  buscará parcerias com o Governo do Estado para viabilizar melhorias para que a Expocrato cresça ainda mais. Várias entidades já procuraram a Prefeitura para que fosse viabilizado o projeto para a construção de um novo espaço, e esta demanda será levada para o Governo do Estado, já que o governador é a favor da ideia. 
Outros dois grandes atrativos no Parque de Exposições  são destaque, como sempre vem ocorrendo.. São a mini casa de farinha, com a comercialização de tapioca de amendoim, coco e natural, e o pequeno engenho de cana-de-açúcar, com a moagem para a venda da garapa com limão e gelo, além do mel. Ano passado, conforme a direção, foram utilizadas na moagem 120 toneladas de cana. Cerca de 10 mil quilos de farinha produzidas pelas associações de agricultores familiares do Cariri são utilizadas nas tradicionais tapiocas de forno.
A área de experimento agrícola, em diversas culturas, está contemplada no estande da Empresa de Assistência Técnica e Rural do Ceará (Ematerce). Serão várias experiências expostas para os produtores agrícolas da região, com a participação dos técnicos, que farão as orientações necessárias. Durante todos os dias de exposição, poderão participar das oficinas cerca de 20 produtores.
O artesanato também ganha espaço significativo no recinto, para a venda de exemplares de trabalhos de diversas cidades do Cariri, com a feira dos artesãos, próxima ao portão de entrada. Também,
a Expocrato representa a oportunidade de geração de emprego, renda e capacitação, pois além das exposições e leilões, há diversos cursos de capacitação promovidos pela Ematerce e pela SDA, que reúnem um bom número de agricultores.
A Exposição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Grupo Gestor da Expocrato, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ACCOA), a Prefeitura Municipal do Crato, e outros parceiros e, de acordo com o secretário Nelson Martins, são mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados com a festa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário