Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PROTESTOS NA INAUGURAÇÃO DAS ÚLTIMAS LINHAS DO METRÔ

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de inauguração das estações
Chico da Silva e José de Alencar da linha sul do metrô de Fortaleza. (Agencia Brasil)
A presidenta Dilma Rousseff chegou hoje pela manhã a Fortaleza para  entregar à população cearense as duas últimas estações da Linha Sul do Metrô,  no Centro da Capital – as estações Chico da Silva e José de Alencar. O evento aconteceu na estação José de Alencar -  Avenida Tristão Gonçalves, entre as ruas Liberato Barroso e Guilherme Rocha. À tarde, no Centro de Eventos do Ceará, Dilma e Cid Gomes participaram da formatura de 2.500 jovens, do programa Pronatec BSM - Brasil Sem Miséria, em dez municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 
PROTESTOS - Registre-se que durante a solenidade, do lado de fora do evento, houve protestos de  índios e estudantes, fato que já havia acontecido antes, quando médicos fizeram seus protestos diante da política do governo federal para a categoria. A presidente Dilma não se deu por vencida e, em seu discurso, deu as suas explicações e fez comentários sobre os últimos protestos no País, destacando os avanços obtidos pelo governo nos últimos anos:
COMO FICOU - Com a inauguração, o percurso total da via chega aos 24,1 quilômetros. Ambas estações passarão a integrar a fase de operação assistida, tendo horário de funcionamento gratuito, das 8 horas às 12 horas, de segunda a sexta. Para atender o fluxo de passageiros, que tende a crescer, prevê-se para a nova etapa a circulação de quatro trens unidade-elétrica (TUEs), cada um composto por seis carros de passageiros. Juntos, os trens têm capacidade para transportar mais de 3.500 pessoas por viagem (considerando apenas um sentido da via). O tempo para completar o percurso de Pacatuba a Fortaleza será de cerca de 35 minutos, com intervalo de 20 minutos entre os veículos .
SOBRE AS ESTAÇÕES -  A José de Alencar é a penúltima parada do trajeto, estando localizada entre a praça homônima e a da Lagoinha, na Rua 24 de Maio. O acesso para a estação, que é subterrânea, será pelas ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. 
A Chico da Silva, estação derradeira, a sua maior movimentação será atingida quando esta se converter à estação Central, na qual será feita a integração com a Linha Leste, que atualmente está em processo licitatório, e com a Linha Oeste, que posteriormente será reformulada para o sistema de metrô. As entradas para a plataforma também subterrânea será pela Rua Padre Mororó com Rua Castro e Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário