Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

AO PAPA FRANCISCO NA MISSA EM APARECIDA: MANTER A ESPERANÇA

O santuário de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, foi o centro das atenções ontem,  pela “peregrinação pessoal” que  faz o Papa Francisco, que deseja confiar à Virgem o seu pontificado e os jovens da JMJ e de todo o mundo. O programa inicial previa que o Papa se deslocasse de helicóptero, mas devido à chuva, foi decidido o uso do avião até ao aeroporto mais próximo do santuário, sendo o percurso final percorrido de helicóptero.
A celebração teve início às 10h30 locais (15.30 em Roma), após um ato de veneração da imagem de Nossa Senhora, do santuário. Esta peregrinação do Papa ao santuário da padroeira do Brasil, que todos os anos acolhe milhões de peregrinos, sublinha uma ligação particular do Papa Francisco ao Santuário, onde decorreu a V Conferência Geral do
Episcopado Latino-americano e Caribenho, em 2007, na qual participou, como arcebispo de Buenos Aires, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio. Na sua homilia, o Papa propôs aos fiéis "três simples posturas: conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus, viver na alegria".
No final da celebração, o Papa fez  a consagração do seu pontificado, num “ato de devoção pessoal”, como explicou aos jornalistas padre Federico Lombardi. Invocou também a intercessão da Virgem para todo o Brasil. Concluída a Missa, Papa Francisco saudou os fiéis que não tiveram lugar no interior do santuário.  
Por volta das 13 horas (18 horas em Roma), no Seminário do Bom Jesus, o Papa almoçou com os bispos da província e os seminaristas, regressando depois ao Rio de Janeiro, onde visitou o Hospital de São Francisco de Assis,  na zona da Tijuca, inaugurando uma ala psiquiátrica como “legado social” desta 28ª Jornada Mundial da Juventude. Esta nova estrutura – designada “Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI)”, dispondo de 40 camas, representa um “novo impulso” para o tratamento de jovens toxicodependentes e alcoólicos no período de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário