Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CINE CEARÁ – FESTIVA SEMANA DA 7ª ARTE EM FORTALEZA

Marcos Palmeira
Começará no próximo sábado a 23ª edição do Festival Ibero-Americano de Cinema Cine Ceará. O já tradicional e vitorioso evento se desenrolará  entre 7 e 14 de setembro, reunindo o que há de melhor na arte cinematográfica em termos de produtores e filmes nas diversas  modalidades. Tradicionalmente realizado no primeiro semestre, a mudança ocorreu por conta da Copa das Confederações, que ocorreu no mês de junho, em Fortaleza 
Pela primeira vez, o evento da 7ª arte   terá como sede o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um marco da arquitetura de Fortaleza. A grande novidade desta 23ª edição do Cine Ceará é a mudança de rumo quanto à temática. Se antes eram temas muito abrangentes, a opção por homenagear um país específico permitiu um foco preciso. 
Na atual temporada, oito longas-metragens ibero-americanos concorrerão ao Troféu Mucuripe, o prêmio máximo do festival. Com exceção do documentário “Olho Nu”, do brasileiro Joel Pizzini, sobre a vida do cantor Ney Matogrosso – que teve uma exibição no ano passado, mas foi reeditado – todos os filmes são inéditos no país. A seleção se divide meio a meio entre ficções e documentários. A mostra competitiva de curtas-metragens se dá entre títulos brasileiros, 
Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de US$ 10 mil (dez mil dólares). 
HOMENAGENS - O 23º Cine Ceará homenageará a cinematografia contemporânea de Portugal, com a mostra Portugal Contemporâneo. Serão 14 produções, entre curtas e longas-metragens daquele país, produzidos nos últimos 15 anos. Será prestada uma homenagem à atriz, cantora e cineasta portuguesa Maria de Medeiros, que fará um show na abertura e ganhará uma mostra especial. Ela vai receber o troféu “Eusélio Oliveira”, título máximo do festival.  Outro que será homenageado é o ator Marcos  Palmeiras, que também receberá o 'Troféu Eusélio Oliveira' no encerramento do festival,  por sua contribuição ao cinema nacional 
Maria de Medeiros
Para este ano, a organização do Cine Ceará preparou outra novidade. Como parte da estratégia do festival de atrair – e incluir – cada vez mais o público jovem, será instituído o “Prêmio Olhar Universitário”. O Cine Ceará também terá exibições no espaço da Caixa Cultural, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Mercado dos Pinhões e na Vila das Artes.
Completam as exibições as mostras sociais Terceira Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, e a mostra Canal Brasil. 
A programação do 23° Cine Ceará também contará com os seminários Diálogos Visuais: o Cinema de Portugal, A Lei 12.485 e o Mercado Audiovisual Brasileiro e as oficinas O Cinema de Quentin Tarantino, Direção de Fotografia, Câmera e Iluminação Cinematográfica e Cinema de Animação. 
O festival é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará.. O festival conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secretaria da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário