Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

TURISMO RURAL E NA AGRICULTURA FAMILIAR NA PEC NORDESTE

Dentro da programação do XVII Seminário Nordestino de Pecuária, neste último dia,  realizam-se, às 10 horas, no miniauditório do CEC, as palestras do segmento Turismo no Espaço Rural e Natural, com destaque para a atuação da Associação Cearense de Turismo Rural.  Na ocasião,  renomados  palestrantes apresentam temas e debatem o desenvolvimento sustentável dessa modalidade de turismo. Como parte da programação, destaca-se o Turismo Rural na Agricultura Familiar, nova modalidade de turismo rural, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelo Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emateres) em vários Estado do Brasil.
Entre os palestrantes, a responsável pelo Turismo Rural na Agricultura Familiar, no âmbito da Ematerce, a Psicóloga Fernanda Aquino,  falará sobre o comportamento  desse tipo de turismo, explorado por agricultores familiares em mais de 35 municípios cearenses. Discorrerá como  foram selecionados os imóveis rurais, assistidos pela Ematerce, os objetivos, a contribuição do turismo na agricultura familiar, a estratégia da Ematerce, além das ações de socialização e sensibilização para essa forma diferente de olhar e pensar o Turismo Rural, incluindo as linhas de financiamento.
PROGRAMA FINAL – É a seguinte a programação de hoje: 
Sala B (Ambiente de Capacitação - Pavilhão de Exposição) -  de  10h às 11h - Palestra:Turismo Rural na Agricultura Familiar - Uma proposta em construção. Palestrante: Fernanda Maria Farias de Aquino .Presidente de Mesa: Rômulo Cézar - Proprietário do Apoena Ecoparque.  11h10min às 12h10min - Palestra: A prática do agronegócio no semiárido – ADECE.  Palestrante: Reginaldo Braga Lobo - Engenheiro Agrônomo, Especialista em Gestão Empresarial, Diretor de Agronegócios da Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE. Presidente de Mesa: Rômulo Cézar - Proprietário do Apoena Ecoparque, 14h30min às 15h30min - Palestra: Porque capacitar meus funcionários é fundamental para o sucesso da minha empresa?  Palestrante: Isaac Coimbra Pinheiro - Turismólogo, especialista em políticas públicas, consultor de turismo do Senac Ceará. Presidente de Mesa: José Carneiro Rangel - Jornalista, sociólogo, editor do jornal “Costa Oeste do Ceará”  e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo/Ceará. 15h40min às 16h40min - Palestra: Ações da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará - SETUR/CE que contemplam o Turismo Rural e Natural do Estado. Palestrante: Marcos Pompeu Sousa Brasil  - Secretário Adjunto do Turismo do Estado do Ceará - SETUR-CE.  Presidente de Mesa: José Carneiro Rangel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário