Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SÃO PAULO, MAIOR NOS NEGÓCIOS; RIO, EM LAZER

São Paulo é o principal destino de turismo de negócios do país, segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, divulgado na semana passada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. A capital paulista recebeu 48,3% dos estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios. Brasília foi a cidade que mais cresceu neste segmento em 2012, ampliando em 46% o número de visitantes.
O Rio de Janeiro, com 23,9%, aparece como o segundo destino de negócios do País, seguido por Curitiba (4,4%) e Porto Alegre (4,1%). Embora registre o maior aumento no percentual de turistas recebidos, na comparação com 2011, Brasília ocupa a quinta posição no ranking com a fatia de 3,8%.
As demais cidades colocadas na lista dos dez maiores receptores de turistas estrangeiros a negócios são Belo Horizonte (3,5%), Campinas (3,5%), Foz do Iguaçu 92,9%), Salvador (2,8%) e Fortaleza (2,1%). 
De acordo com o estudo, o Brasil recebeu 5,67 milhões de turistas estrangeiros em 2012. A maioria, 46,8%, teve como motivação da viagem o lazer. O turismo de negócios teve participação 25,3% no total de visitantes e as viagens para visitar amigos e parentes, 24,4%.
 EM LAZER O RIO GANHA - A busca por lazer foi a principal motivação dos estrangeiros que estiveram no Brasil em 2012, segundo pesquisa divulgada na última semana pelo Ministério do Turismo. O litoral, o turismo de aventura e o patrimônio cultural brasileiro atraíram 46,8% dos 5,67 milhões dos visitantes internacionais, sendo que o Rio de Janeiro foi a cidade mais visitada. 
O Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de cidades entre as dez que mais receberam turistas a lazer no País. Além da capital, que recebeu 29,6% dos turistas estrangeiros, estão na lista Armação de Búzios (7,9%); Angra dos Reis (4,7%) e Paraty (3,5%).  
O estado de Santa Catarina também ficou bem posicionado, sobretudo pelo grande fluxo de argentinos, principal país emissor de turistas para o Brasil. A capital Florianópolis ocupa a segunda colocação geral, com 18,1% do receptivo internacional. Balneário Camboriú (5%) e Bombinhas (4,8%), destinos de sol e praia, ficaram em sétimo e oitavo lugares, respectivamente. 
A lista dos destinos preferidos se completa com Foz do Iguaçu (17,3%), terceiro colocado no ranking, seguida de São Paulo (10,5%).  Salvador, com 6,2% dos visitantes, aparece na 6ª posição.  
O estudo foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o Ministério do Turismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário