Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de junho de 2014

AGENDA FESTIVA E CULTURAL NOS 250 ANOS DO CRATO

Com justo júbilo, a população do Crato comemorou festivamente, no último sábado, 21, os 250 anos de fundação oficial da cidade. 
A longa história da “Princesa do Cariri”, após a influência indígena e dos primeiros colonizadores ganha fôlego a partir da povoação de Miranda , quando foi elevada à categoria de vila em 16 de dezembro de 1762, instalada em 21 de junho de 1764 como Vila Real do Crato, no século XVIII. A partir daí firmou-se como destacado núcleo de povoamento na época colonial no interior do Nordeste. Passou a cidade através da Lei Provincial nº 628, de 17 de outubro de 1853.
Desde o início do século 20,  o Crato é considerado  como importante centro econômico e cultural do Nordeste brasileiro, pelo pioneirismo nos mais diversos setores, se destacando na agropecuária, no comércio, na indústria na educação e na  cultura ficando conhecido como a Princesa do Cariri e município modelo do Ceará.
Hoje, passa por um processo dinâmico de crescimento econômico e de desenvolvimento com a instalação do Distrito Industrial, da Faculdade de Medicina, o início do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros projetos e ações fundamentais para o crescimento da terra de Bárbara  de Alencar.
AS FESTAS - Nas comemorações dos 250 anos, na sexta-feira, 20, à noite, na Expocrato, houve shows musicais. No . sábado, a programação começou com salva de fogos, badalar de sinos e toque dos tambores de todas as instituições religiosas a realização da 66ª Corrida Ciclística 21 de Junho, seguiu, às 8 horas, com  a 66ª Corrida Ciclística 21 de junho – saída da Praça da Expocrato e continuou com a  inauguração da Santa Nossa Senhora de Fátima. 
No período da tarde, as comemorações prosseguiram da seguinte maneira: 15 horas – Rapadura Culturarte e performances – na Praça da Sé. 16 horas – Premiação do Festival Estudantil 250 anos da educação e desfile de Bandas e Fanfarras – Palanque Praça da Sé. 17 horas – Grande desfile Cultural: Índios Cariris, Grito Jovem, Associações Culturais, Escolas dos Distritos e de Samba, Tradição Popular, Quadrilhas, Terreiros, Maracatus e Batuques, Vaqueiros, carroceiros, Ciclistas e demais convidados.19 horas – Bolo dos 250 anos com show pirotécnico – Praça da Sé. 19h30min – Final da Copa 21 de Junho de Futsal – Quadra Bicentenário. 19h30min – Apresentação Dança/Teatro Só no Crato mesmo – RFFSA. 19h50min – Apresentação grupo Flor do Cariri – RFFSA.  20horas – RFFSA Cultural. Sarau de Poesias e Cordel. Exposição “A Cara do Crato” – RFFSA. 20h10min - Intervenção Bárbara- Onde vivem os heróis – RFFSA. 
20h30min – Programa Ceará Caboclo ao vivo da RFFSA, leitura do Cordel comemorativo e apresentações artísticas. 22h30min – Shows musicais com artistas cratenses – RFFSA. 00h – Ciranda de todas as Artes e Aparição da Mãe D'água – RFFSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário