Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O PRAZER DE SABER QUE TURISTAS ELOGIAM CEARÁ

Antonio José de Oliveira*
Aproxima-se nosso período de férias, na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que, em 2014, completou, em 16 de fevereiro último, 60 anos de atuação, orientando agricultores, atualmente, em 183 municípios cearenses, dos 184 existentes. E marcando a efeméride, estamos em prédio reformado e ampliado. Portanto, como não somos de ferro, a partir de 1º de julho, gozaremos merecidas horas de entretenimento e lazer na “Loira Desposada do Sol”.
Bem! Fortaleza continua recebendo milhares de visitantes de outros Estados brasileiros e estrangeiros, pois a Copa do Mundo-2014 atrai mais turistas e  isso é salutar para os cofres estaduais, comércio,  indústria, a agricultura e outros serviços públicos e privados. O certo é que precisamos do dinheiro dos turistas, que, ao virem às nossas plagas, motivados pela publicidade dos atrativos turísticos, gastam suas economias, comprando produtos do nosso criativo e variado artesanato, divertem-se, nos ambientes públicos, e, afinal, conhecem um pouco da nossa cultura e divulgam-na aos familiares e amigos, quando do retorno às terras de origem.
Conversamos com alguns visitantes. Elogiaram o que viram, porém fizeram uma advertência: a cidade de Fortaleza e alguns polos turísticos do interior necessitam de maiores cuidados, em suas ruas, avenidas, praças e monumentos históricos, sem falar da sujeira e buraqueira, inclusive nos corredores turísticos. Assim, deram o recado, mas – o que é ótimo, prometeram regressar e desfrutar do que o Estado, principalmente sua capital, tem de bonito, agradável e útil. Vale ressaltar que muitas obras de infraestrutura foram realizadas, o que melhoraram a mobilidade urbana com a construção de viadutos, túneis, mudanças de sentidos de avenidas e ruas, além de outras benfeitorias.
Mas, não estamos satisfeitos pelo fato de muitos visitantes e nativos sejam explorados, descaradamente, por alguns comerciantes inescrupulosos (ainda bem que existem os conscientes), pois meter as mãos, nos bolsos dos turistas e dos cearenses, parece ser procedimento normalíssimo, para os exploradores inconsequentes, vez que, conforme alegam, eles trazem dinheiro, em profusão, e podem pagar produtos e serviços pelo valor que lhes for cobrado. Que mentalidade tacanha essa!
No final desse comentário, fica, aqui, registrado mais um apelo: cuidemos dos atrativos turísticos naturais e artificiais; da malha viária; da melhoria nos transportes (táxis, ônibus e topiques); e saibamos arrumar a casa para as próximas altas-estações, embora estejamos, ainda, vivenciando-a pela realização da Copa do Mundo-2014.
Com a presença de milhares de turistas, em nossa Capital, estamos satisfeitos e agradecidos pelo que as autoridades governamentais e iniciativa privada fizeram e continuam fazendo, para o desenvolvimento sustentável do Turismo do Ceará em suas variadas modalidades. Bem! Tudo, minha gente, pelo desenvolvimento sustentável do TURISMO CEARENSE!
Antonio José de Oliveira / Vice-presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário