Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CONCERTOS DO NORDESTE - ATÉ O DIA 16 INSCRIÇÕES PARA DEBATES, OFICINAS E PALESTRAS

Grupo Rabecacello
Em sua segunda edição, o Concertos do Nordeste desponta como vitrine plural a fim de difundir, debater e intercambiar o trabalho de grupos da região. O evento traz atividades de formação de agentes na área da música tais como debates, oficinas e palestras, que acontecerão nos períodos da manhã e tarde, entre os dias 19 e 27 de setembro, nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, no Ceará; e em Sousa e Cajazeiras, na Paraíba. 
Músicos, estudantes, produtores, técnicos e demais interessados já podem se inscrever. Todas as atividades são gratuitas e para participar basta fazer a inscrição on-line até o dia 16 de setembro, preenchendo o formulário neste endereço eletrônico: http://concertosnordeste.wordpress.com/sobre-1/. 
PROGRAMAÇÃO - Profissionais renomados no cenário da música erudita estarão na programação do Concertos do Nordeste 2014, proporcionando valiosos ambientes de troca de informação entre os participantes. Um dos destaques da ação formativa é o debate sobre “Projetos Sociais e Música Erudita“, que acontecerá no dia 20, em Fortaleza, no qual estão confirmadas as participações de José Renato Accioly (PE), Felipe Prazeres (RJ), Vantoil Portilho (RJ) e Alfredo Barros (CE). 
Serão realizadas também oficinas de educação musical com os temas: “Música e Literatura em Diálogo“ (com Elvira Drummond, em Fortaleza), “Violino” (com Felipe Prazeres, em Juazeiro do Norte), “Composição” (com Wellington Gomes, da Bahia, em Fortaleza), “Ritmos e Timbres das Nações de Maracatu e Baque Virado” (com palestra do Mestre Tarcísio Resende e os instrutores Antônio Barreto e Hugo Medeiros em Juazeiro do Norte), “Regência de Banda” (com Enelruy Lira, em Cajazeiras), “Vivência Musical com Rabeca” (com Samuel Furtado, em Nova Olinda), “Técnica de Ensaio para Grupo” (com Gustavo Lima, em Nova Olinda), “Concerto Aula Percussiva” (com Grupo de Percussão do Nordeste, em Sousa) e a palestra “Música e Penitência no Sertão Nordestino: Vestígios de um Canto Sagrado“ (com Ewelter Rocha, em Sousa).
O projeto Concertos do Nordeste 2014 é apresentado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e tem como realizadores a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará – Prodisc e a Casa Fora do Eixo Nordeste.
Vitória, terceira capital mais antiga do país, no mesmo dia de  São Luís do Maranhão, na última segunda-feira, 8, completou anos de emancipação política. A “Cidade Presépio” destaca-se pela sua geografia singular, insular que é, assim como insulaar são também  a capital dos maranhenses e Florianópolis. Tem um povo bonito, receptivo, é moderna e dinâmica 
Ganhou esse nome após uma batalha na qual os portugueses derrotaram os índios Goitacazes e, em seguida, nomearam a cidade como Ilha de Vitória, que tem cerca de 350 mil habitantes, de acordo com o IBGE 2014. Além da parte do continente, é formada por arquipélago com 33 ilhas que encantam os turistas.
As comemorações começaram no dia anterior, domingo,  com  o Festival Mariscada, com um cardápio de frutos do mar. No dia aniversário, o parabéns foi no Parque Moscoso, com um bolo de dois mil pedaços repartido entre moradores e visitantes. No sábado e domingo próximos, uma agenda cultural com 24 horas ininterruptas agitará  o centro histórico da capital com apresentações de artistas locais e nacionais como, por exemplo, o show de Zeca Baleiro.
A terceira capital mais antiga do país tem cerca de 350 mil habitantes, de acordo com o IBGE 2014. Além da parte do continente, é formada por arquipélago com 33 ilhas que encantam os turistas.
TURISMO - Entre os cartões-postais, destaca-se a Pedra dos Dois Olhos, um pico com 296 metros de altitude na ilha de Vitória. Entre as praias mais frequentadas, estão Camburi com um calçadão, ciclovias e quiosques, e também a praia da Curva da Jurema e a Ilha do Boi. Na Praia do Canto, o visitante vai encontrar uma variedade de restaurantes, bares, hotéis e lojas.
Nos fins de semana, a Feira da Praça dos Namorados é ponto obrigatório para o visitante fazer compras, experimentar a gastronomia local e assistir a shows com bandas locais. Além disso, todos os anos, a Festa das Paneleiras movimenta a cidade. A confecção de panelas de argila, herdada há 400 anos da cultura indígena, é reconhecida nacionalmente como bem cultural de natureza imaterial e, desde 2002, se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro, por iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São nessas panelas de barro que é servido, inclusive, um dos principais pratos típicos da região: a moqueca capixaba.
Destaque-se que a  cidade tem mais de 10 parques abertos aos visitantes. O Parque da Cebola é indicado para passeios em família e a prática de esportes. É bem provável que o visitante se encante com animais que circulam por lá, como os pavões.  
A agenda cultural se concentra, principalmente, no Teatro Carlos Gomes, que recentemente passou por uma revitalização no centro histórico. Para quem gosta de história, vale a pena uma visita ao Palácio Anchieta, uma das antigas sedes de Governo. Entre os principais eventos, destacam-se o Festival da Torta Capixaba, o Festival de Cinema de Vitória.
Não faltam adjetivos para caracterizar Vitória: cidade presépio, delicia de ilha, cidade do sol. Quem já esteve por lá diz que o céu é, quase sempre, azul. A capital é o único destino indutor do turismo no Espirito Santo, segundo o Ministério do Turismo (MTur), que já  investiu R$ 6 milhões na capital em obras de infraestrutura turística na cidade, nos últimos dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário