Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FORTALEZA ESTÁ NO PROJETO CURTO-CIRCUITO

Sigrid Nora, coordenadora do Curto Circuito
O Festival de Dança de Joinville e o Itaú Cultural lançaram em julho, durante a 32ª edição do evento, um projeto inédito de residências artísticas, o Curto-Circuito, que tem como objetivo interligar diferentes experiências na área da dança, realizadas em diversas localidades do país. A proposta do projeto é realizar 10 residências voltadas para os processos de criação em Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, Sapateado, Danças Populares e Dança Clássica.
As residências serão realizadas no período de outubro deste ano até junho de 2015, e as cidades escolhidas para receber o projeto são: Itajaí – SC (região Sul), Paulínia – SP (região Sudeste), Campo Grande – MS (região Centro-Oeste), Fortaleza – CE (região Nordeste) e Manaus – AM (região Norte). As cidades foram escolhidas considerando o histórico de participação de grupos e escolas de cada região; e também com base numa pesquisa realizada junto aos participantes do Festival, durante o evento e também pelo site do Festival. 
No caso do Sul e Sudeste, as cidades escolhidas estão baseadas em regiões que atingem, num raio de 80 km, diversos municípios com grande densidade demográfica e que abrigam dezenas de escolas e grupos de dança. No caso do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, foram selecionadas cidades identificadas como polos de desenvolvimento regional, mesmo que tendo poucos grupos e escolas de dança que participam do Festival de Joinville.
A próxima etapa do Curto-Circuito consiste em definir os gêneros e os profissionais que serão contratados para realizar cada uma das 10 residências, bem como estabelecer as parceiras regionais para escolha dos locais de realização das oficinas, divulgação e recebimento das inscrições e, também, as universidades que serão convidadas para colaborar nos processos de pesquisa, reflexão e discussão do projeto. Estas informações serão divulgadas pelo Instituto Festival de Dança de Joinville ainda durante este mês e a primeira residência deverá ser realizada em outubro ou novembro, na cidade de Itajaí, Santa Catarina.
Na edição de 2015 do Festival serão compartilhados os primeiros resultados deste projeto piloto, que poderá se transformar num programa permanente a partir de então. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário