Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

NOS 463 ANOS - A CIDADE DE VITÓRIA RENOVA-SE COM UM TURISMO VIGOROSO

Portal Carrossel, no Parque Moscoso / Vitoria / ES
Vitória, terceira capital mais antiga do país, no mesmo dia de  São Luís do Maranhão, na última segunda-feira, 8, completou anos de emancipação política. A “Cidade Presépio” destaca-se pela sua geografia singular, insular que é, assim como insulaar são também  a capital dos maranhenses e Florianópolis. Tem um povo bonito, receptivo, é moderna e dinâmica 
Ganhou esse nome após uma batalha na qual os portugueses derrotaram os índios Goitacazes e, em seguida, nomearam a cidade como Ilha de Vitória, que tem cerca de 350 mil habitantes, de acordo com o IBGE 2014. Além da parte do continente, é formada por arquipélago com 33 ilhas que encantam os turistas.
As comemorações começaram no dia anterior, domingo,  com  o Festival Mariscada, com um cardápio de frutos do mar. No dia aniversário, o parabéns foi no Parque Moscoso, com um bolo de dois mil pedaços repartido entre moradores e visitantes. No sábado e domingo próximos, uma agenda cultural com 24 horas ininterruptas agitará  o centro histórico da capital com apresentações de artistas locais e nacionais como, por exemplo, o show de Zeca Baleiro.
A terceira capital mais antiga do país tem cerca de 350 mil habitantes, de acordo com o IBGE 2014. Além da parte do continente, é formada por arquipélago com 33 ilhas que encantam os turistas.
TURISMO - Entre os cartões-postais, destaca-se a Pedra dos Dois Olhos, um pico com 296 metros de altitude na ilha de Vitória. Entre as praias mais frequentadas, estão Camburi com um calçadão, ciclovias e quiosques, e também a praia da Curva da Jurema e a Ilha do Boi. Na Praia do Canto, o visitante vai encontrar uma variedade de restaurantes, bares, hotéis e lojas.
Nos fins de semana, a Feira da Praça dos Namorados é ponto obrigatório para o visitante fazer compras, experimentar a gastronomia local e assistir a shows com bandas locais. Além disso, todos os anos, a Festa das Paneleiras movimenta a cidade. A confecção de panelas de argila, herdada há 400 anos da cultura indígena, é reconhecida nacionalmente como bem cultural de natureza imaterial e, desde 2002, se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro, por iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São nessas panelas de barro que é servido, inclusive, um dos principais pratos típicos da região: a moqueca capixaba.
Destaque-se que a  cidade tem mais de 10 parques abertos aos visitantes. O Parque da Cebola é indicado para passeios em família e a prática de esportes. É bem provável que o visitante se encante com animais que circulam por lá, como os pavões.  
A agenda cultural se concentra, principalmente, no Teatro Carlos Gomes, que recentemente passou por uma revitalização no centro histórico. Para quem gosta de história, vale a pena uma visita ao Palácio Anchieta, uma das antigas sedes de Governo. Entre os principais eventos, destacam-se o Festival da Torta Capixaba, o Festival de Cinema de Vitória.
Não faltam adjetivos para caracterizar Vitória: cidade presépio, delicia de ilha, cidade do sol. Quem já esteve por lá diz que o céu é, quase sempre, azul. A capital é o único destino indutor do turismo no Espirito Santo, segundo o Ministério do Turismo (MTur), que já  investiu R$ 6 milhões na capital em obras de infraestrutura turística na cidade, nos últimos dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário