Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

FNT 2014 - GUARAMIRANGA MOSTRA SUA FORÇA CULTURAL

Cena da peça DIVINAS
Nada menos do que nove estados participarão da vigésima primeira edição  do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. De amanhã  até o próximo dia  13,  a atraente cidade do Maciço de Baturité  estará apresentando em espaços diversos grandes peças teatrais, com a participação das melhores companhias e grupos da Região e de São Paulo e Rio Grande do Sul,  
"O teatro e seus público" é o tema do FNT 2014, que, a exemplo das edições anteriores, será fortalecida também por uma rica programação formativa, tendo os debates diários sobre os espetáculos como verdadeiros mergulhos nos processos construtivos das montagens apresentadas pelos grupos da Mostra Nordeste.
 Nesta edição, a Mostra Ceará Convida terá o grupo pernambucano Duas Companhias, o Grupo Oigalê, do Rio Grande do Sul, e o Lume Teatro, de Campinas. Na noite de abertura as atrizes Fabiana Pirro, Lívia Falcão e Odília Nunes, da pernambucana  Duas Companhias, encenam "Divinas". No dia 13, data do encerramento do Festival, o Grupo Oigalê, do Rio Grande do Sul, exibe, na Tenda FNT, "O Baile Dos Anastácio".  Após a cerimônia de encerramento do Festival, o Lume Teatro passa pela Rua Joaquim Alves Nogueira, mais conhecida como 'Rua Principal', com "Parada de Rua", um espetáculo cênico-musical em forma de cortejo.
MOSTRA NORDESTE - Carro-chefe do FNT, a Mostra Nordeste,  contará este ano com 9 montagens encenadas por 6 companhias da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. 
Para fomentar a produção artística no meio universitário, o FNT criou em 2013 a Mostra Nordeste Universitária. Este ano, os selecionados foram: "Doralinas E Marias". do Grupo Constructo da Cena (Urca/Ce), "Marta e o Tempo", do Grupo Martas (Urca/Ce), e "Tar", do Grupo Turma 2010.2 (IFCE).
SESC NO FESTIVAL - O SESC, apoiador do Festival, leva o circuito Palco Giratório para o FNT com "Xiré  das Águas", espetáculo da Cia Gente Falante - Teatro de Bonecos, do Rio Grande do Sul, com direção Artística e atuação de Paulo Martins Fontes. 
É também em parceria com o SESC a Mostra FNT para Crianças, com 8 espetáculos encenados na Tenda FNT por 7 grupos do Ceará.: 
CEARÁ EM CENA - A produção cênica do estado tem uma mostra exclusiva no Festival, que este ano contará com 5 espetáculos.  Na Mostra Palco Ceará, a coreógrafa e bailarina Silvia Moura leva a Guaramiranga dois trabalhos: a performance  "Rua: Corpo-Lixo-Cidade" e o solo "Anatomia Das Coisas Encalhadas". O grupo Teatro de Caretas apresenta "A Farsa do Pão e Circo", "Os Piratas", peça de Carlos Câmara, de 1923. E os grupos Raízes, Tradição e Recordar é Viver exibem "Dramas de Guaramiranga".
No Intercâmbio Regional, o FNT recebe espetáculos das cidades cearenses de Guaiúba, Pentecoste e Banabuiú. São eles: "Solidarium", da Cia Aos Trancos,  e Barrancos (Guaiúba), "Fiapos De História", do Grupo Assum Preto (Pentecoste) e "A Noite é uma Criança Morta", como Coletivo Cotinha de Teatro (Banabuiú).
Como parte do Programa de Formação do FNT, companhias teatrais da Mostra Ceará Convida e Palco Giratório ministram oficinas gratuitas para o público.
No dia 8 o ator-bonequeiro e diretor da Cia Gente Falante, do Rio Grande do Sul, Paulo Martins Fontes, ministra a oficina "Construção da Forma e do Movimento.  De 8 a 12 a atriz Lívia Falcão, do grupo Duas Companhias, de Pernambuco, conduz a "Vivência no Fundo é Tudo Teatro". No dia 12, o grupo Oigalê, do Rio Grande do Sul, ministra pela manhã a oficina "Teatro de Rua – Espaço, Movimento e Ritmo", na sala da Agua, em Guaramiranga. À tarde, o grupo segue para o município de Redenção, para o Seminário Políticas públicas para as Artes Públicas, na Unilab. E mais, de 8 a 13, pela manhã e à tarde na Tenda FNT, acontecem oficinas Circo Escola, com o professor Pedro Lopes, que transmitirá técnicas de palhaço, perna de pau, malabares, acrobacias e slackline.
O FNT conta ainda com apresentações musicais em Guaramiranga e oficinas do Projeto Cidade da Arte, da Agua, ministradas nos distritos de Pernambuquinho e Linha da Serra e na cidade de Pacoti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário