Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

NOS 100 ANOS, PORTO VELHO É ATRAÇÃO PELA HISTÓRIA

Praça das Caixas D'água
Porto Velho é uma grande festa de história, turismo e cultura a céu aberto. Da época da fundação, em 1914, quando ainda era parte do estado do Amazonas, a cidade conserva e é ponto de atração os trilhos e vagões abandonados da antiga Estrada Ferroviária do Madeira Mamoré, construída para escoar a produção de borracha da região. Com cerca de 360 quilômetros de extensão, a obra foi um dos maiores feitos da engenharia mundial do início do séc. XX.
Estima-se que a construção da ferrovia tenha reunido 20 mil trabalhadores caribenhos, norte-americanos e europeus. Devido a obstáculos como doenças tropicais, ataques de índios e perigosas cachoeiras a obra ficou conhecida como “Ferrovia do Diabo” e inspirou a minissérie “Mad Maria”. 
O Mercado Central é outro ponto procurado tanto por turistas quanto por moradores da capital. Lá é possível apreciar as comidas típicas da região. Aos domingos, o café da manhã no Mercado é parada obrigatória para quem deseja experimentar pratos tradicionais como a tapioca, o mingau de banana da terra e sucos de frutas da Amazônia. 
O Ministério do Turismo já investiu R$ 21,4 milhões em ações de infraestrutura turística em Porto Velho. Em todo o estado de Rondônia, o MTur custeia 122 obras, com 70% delas já concluídas.
FESTAS NO CENTENÁRIO - A capital de Rondônia comemorou na quinta-feira (2) o primeiro século de história. Para celebrar a data, Porto Velho tem um mês de intensa programação cultural com atrações musicais, exposições fotográficas e de artesanato local, mostra de dança, exibição de documentário, palestras para estudantes e lançamento do livro “100 anos de Porto Velho”.
A primeira atração da festa ocorreu na noite da quarta-feira (1º), em um palco montado no Parque da Cidade. A partir do dia 3, espaços públicos foram decorados em grafite: artistas locais desenharam  imagens da cidade, sempre com a temática dos 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário