Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

COMEÇA AMANHÃ - EM FORTALEZA E SOBRAL ESPETÁCULOS E AÇÕES DO TIC

Cia Made in Jabón c/ "100% Burbujas" de 2013
"Solte a sua imaginação", é o tema do TIC 2014, Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que chega à quarta edição de amanhã, 9 a 16 próximo, com programação gratuita em Fortaleza e Sobral. A escolha do tema é um convite à reflexão sobre a capacidade inventiva do ser humano de criar realidades que alimentam a alma, os sonhos e as mudanças, subvertendo a realidade vigente por meio da sua rica imaginação. 
Artistas e companhias do Brasil (Ceará e São Paulo), Espanha, França e Itália participam do TIC 2014 com espetáculos de teatro, teatro de objetos, teatro de animação, lambe-lambe (teatro de miniaturas), contação de histórias, dança, circo, música e clowns, em cerca de 30 apresentações. Tudo isso e ações formativas, compõem a programação, que acontecerá em Fortaleza,  no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Caixa Cultural Fortaleza, Sesc Senac Iracema, Passeio Público, Parque das Criança e Vila das Artes, e em Sobral no Theatro São João e Parque da Cidade. 
Na edição deste ano, o TIC dá continuidade à sua proposta de quebrar as frágeis barreiras do teatro e interagir com outras linguagens. Com uma cota de ingressos destinada a escolas públicas, o Festival procura contribuir para a formação estética de alunos e educadores. Além disso, são ofertados os serviços de audiodescrição e intérpretes de libras. 
A quarta edição do TIC é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Caixa Cultural Fortaleza e Vivo. E vários  parceiros locais
ATRAÇÕES - O 4º TIC recebe 5companhias da Espanha, França e Itália, com espetáculos de teatro de objetos, dança, música clássica e clowns, um dos quais também voltado para a primeira infância. São eles, os espanhóis Cia. Mons Dansa, com "Momentari" (espetáculo de dança), e The Bag Lady Theater apresentando "Bag Lady" (teatro de objetos); as companhias francesas La Boîte à Sel, em "Play" (espetáculo de teatro de objetos e voltado para a primeira infância), e Areski, com a peça "Vagabundo" (teatro de objetos); e da Itália vem Peirotto e Pampaloni com "Antes tarde do que nunca" (espetáculo de clowns e música clássica). 
Doze são os espetáculos produzidos por 11 artistas ou companhias teatrais nacionais, dos quais, 10 são do Ceará. De São Paulo, o Paraladosanjos vem com o espetáculo circense "O imprevisível circo da lua". Do Ceará, um dos destaques é a estreia de "O Pequeno Casaco Solitário", do Grupo Bagaceira de Teatro (espetáculo de teatro de objetos). 
Do Ceará, o público do TIC também poderá conferir: "Mistura - A Dança das Coisas", do Grupo N Infinito (espetáculo de dança), "LIX, o super lixeiro em 'Chama a minha mãe aíii!'", com o Grupo Teatro Novo (peça de teatro com audiodescrição), "O vento que sopra em Quetzalcoat", do Grupo Teatro Imaginarium (teatro, com serviço tradução em libras), "Criaturas de Papel", do Bricoleiros Teatro de Bonecos (teatro de animação), os espetáculos de teatro de miniatura (lambe-lambe) "As Estripulias do Palhaço Trepinha", da Cia Epidemia de Bonecos, e "A Surpresa", de Ângela Escudeiro, e os trabalhos de contação de histórias "Iroko",de Edivaldo Batista, "O Jabuti e o Chacal e outras histórias de animais", com Paula Yemanjá, e mais, "Histórias fantásticas que viajaram o mundo" e "Essa história é o bicho!", das Costureiras de Histórias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário