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sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ARACATI E JERICOACOARA - NOVOS AEROPORTOS INCREMENTAM O TURISMO NO CEARÁ

Aeroporto Dragão do Mar
Um dos focos para a ampliação do fluxo turístico para o Ceará é a captação de novos voos e a melhoria da logística entre pólos turísticos, tanto por via terrestre, quanto aérea. Assim, sendo, além das duplicações das CE 040 e 085, o Governo do Ceará, através da Setur, investiu na construção de dois novos aeroportos: o de Aracati, no Litoral Leste, e o de Jericoacoara, à Oeste. Este está em fase de finalização, e se localiza no município de Cruz, a cerca de 10 quilômetros do Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara; e o de Aracati, vizinho à Praia de Canoa Quebrada, foi inaugurado em 2012 e abriga também um centro de manutenção de aeronaves executivas da TAM.
O secretário de Turismo, Bismarck Maia,  lembra que os aeroportos são apenas um componente de “uma política de fortalecimento dos destinos turísticos com promoção contínua, capacitação de profissionais e construção de macroestruturas aliadas à melhoria da ambiência das localidades, empreendida pelo Governo do Estado, por meio da Setur."
AEROPORTO DE ARACATI - O Dragão do Mar, como é denominado o aeroporto de  Aracati, localiza-se na altura do quilômetro 137 da rodovia CE 040, e foi projetado para receber aviões de grande porte, como por exemplo, os da família Boeing 737. A pista de pouso e decolagens possui 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.
No complexo do aeroporto está o Centro de Manutenção e Operação de Aeronaves Executivas da TAM Aviação Executiva, inaugurado em setembro, com previsão de empregar diretamente cerca de 150 pessoas na assistência técnica de helicópteros e de aviões executivos. O Centro foi captado Setur CE e recebeu investimentos de R$ 15.167069,98.
Como diz o secretário de Turismo do Ceará, “será um marco econômico e vai gerar grande impacto cultural, social e econômico para a região, a partir do grande número de pessoas que irão conviver na cidade, sejam técnicos, proprietários de aviões, comandantes, pilotos etc.” A base operacional  atenderá aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes. Este será maior do que o que a empresa mantém no município paulista de Jundiaí, também para aviação executiva.
O contrato com o Estado inclui a cessão de espaço (hangar) de 10 mil m² por 10 anos, renováveis por mais 10, além da priorização dos trabalhadores locais na contratação da mão de obra, introdução de tecnologia e formação de trabalhadores para o setor aéreo. 
AEROPORTO DE JERICOACOARA - O equipamento, de porte internacional, encurtará a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias por via terrestre para apenas uma hora. Mesmo recebendo o nome da famosa praia, o terminal vai ficar a cerca de 25 quilômetros da localidade, no município de Cruz, pois a praia é cercada pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.
Capaz de receber até 1,2 mil voos por ano, o aeroporto contribuirá  também no escoamento da produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa.
No final, sua construção terá investimentos de aproximadamente R$ 56 milhões, oriundos do programa Proinvest, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A pista de pouso já está concluída, assim como os serviços preliminares e auxiliares, os de movimentação de terra, pavimentação, revestimento e muros e fechamentos, drenagem, instalação de equipamentos de balizamento noturno e a sinalização diurna. Já o terminal de passageiros, orçado em R$ 9,2 milhões, encontra-se em fase de execução e a expectativa é que seja finalizado em 2014.
COMO FICARÁ - O projeto de construção do aeroporto de Jeri prevê um terminal de passageiros com aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira. A pista terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. Somado a isso, estão previstas áreas para alfândega e Polícia Federal, além de um Hangar. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.
Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento será instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros da sede, a 18 km de Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 25 km da praia de Jericoacoara e a 10,3 km do parque.

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