Os diversos pontos do Centro de Fortaleza vêm sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã da Prefeitura, através de 24 câmeras, utilizando como referência os códigos do Projeto Fortaleza-Cidade de Paz, a fim de gerar informações precisas. A ação tem o objetivo de prevenir e registrar delitos, acidentes de trânsito, consumo de drogas e outras ocorrências nas praças e vias públicas de Fortaleza.
No período de agosto a dezembro do ano recém passado, foram contabilizadas 145 diferentes situações. Conforme relatório do videomonitoramento, o maior número de ocorrências foi registrado pelo setor em novembro: 42, dos quais 26 foram casos de consumo de entorpecentes, que predominaram durante os cinco meses. Em agosto, as câmaras marcaram 21 situações; setembro, 22; outubro, 27; novembro, 42; e dezembro, 33.
A coordenadora do setor de Videomonitoramento, a inspetora Francisca Arilza da Silva, avalia que o serviço é muito importante para a população. Segundo ela, as câmaras apontam situações de vandalismo, manifestações, depredações do patrimônio público e também presta um trabalho social. Cita exemplos: “buracos no meio das vias, lâmpadas queimadas, árvores caídas são alguns dos problemas solucionados pelos órgãos competentes, após uma ligação, aqui do setor, para o 190 da Coordenação Integrada de Operações de Segurança (Ciops)”.
As 24 câmaras funcionam dia e noite, sem interrupção, com equipes de três guardas, das 6h às 18h - sendo três delas das 18h às 6h do dia seguinte. Acidentes de trânsito, pessoas em situação suspeita, brigas de família, pichação e muitas outras situações são registradas pelo videomonitoramento e notificadas ao Ciops.
Nenhum comentário:
Postar um comentário