Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

NO CENTRO DE FORTALEZA: O VIDEOMONITORAMENTO TEM REGISTRADO OCORRÊNCIAS

Os diversos pontos do  Centro de  Fortaleza vêm sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã da Prefeitura,  através de 24 câmeras,  utilizando como referência os códigos do Projeto Fortaleza-Cidade de Paz, a fim de gerar informações precisas. A ação tem o objetivo de prevenir e registrar delitos, acidentes de trânsito, consumo de drogas e outras ocorrências nas praças e vias públicas de Fortaleza.
No período de agosto a dezembro do ano recém  passado, foram contabilizadas 145 diferentes situações. Conforme relatório do videomonitoramento, o maior número de ocorrências foi registrado pelo setor em novembro: 42, dos quais 26 foram casos de consumo de entorpecentes, que predominaram durante os cinco meses. Em agosto, as câmaras marcaram  21 situações; setembro, 22; outubro, 27; novembro, 42; e dezembro, 33.
A coordenadora do setor de Videomonitoramento, a inspetora Francisca Arilza da Silva, avalia que o serviço é muito importante para a população. Segundo ela, as câmaras apontam situações de vandalismo, manifestações, depredações do patrimônio público e também presta um trabalho social. Cita exemplos: “buracos no meio das vias, lâmpadas queimadas, árvores caídas são alguns dos problemas solucionados pelos órgãos competentes, após uma ligação, aqui do setor, para o 190 da Coordenação Integrada de Operações de Segurança (Ciops)”.
As 24 câmaras funcionam dia e noite, sem interrupção, com equipes de três guardas, das 6h às 18h - sendo três delas das 18h às 6h do dia seguinte. Acidentes de trânsito, pessoas em situação suspeita, brigas de família, pichação e muitas outras situações são registradas pelo videomonitoramento e notificadas ao Ciops.

Nenhum comentário:

Postar um comentário