Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

NOVA MISSÃO PARA ARIALDO PINHO

Antonio José
Neste primeiro artigo turístico de 2015, lembramos que, no anterior, sugerimos ao governador Camilo Santana que não nomeasse, para ocupar a Secretaria Estadual de Turismo da “Terra de Iracema”, candidato que não foi reeleito ou perdeu a eleição, como recompensa pelo apoio dado durante a sua campanha ao Governo do Estado do Ceará.
Nosso intuito era, apenas, desejarmos a nomeação do homem (profissional) certo para o lugar certo. Não é que o governador Camilo Santana tenha atendido a nossa sugestão, ao nomear o ex-secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, para titular da Secretaria Estadual do Turismo, que, em anos idos, foi sócio do Complexo Turístico Beach Park, em Aquiraz, tocando esse empreendimento, com competência, ao lado do empresário João Gentil Guinle (o Joãozinho para os amigos).
Ficamos satisfeito com sua nomeação, caro Arialdo, e esperamos que, com apoio do governador Camilo Santana, possa fazer mais ou igual a seu antecessor, o competente Bismarck Maia, que contou com seu irrestrito apoio, quando secretário da Casa Civil do ex-governador Cid Gomes.
O novo secretário do Turismo do Ceará (Setur), Arialdo Pinho, sabe onde  as andorinhas dormem e tem a faca e o queijo, nas mãos, para aumentar a infraestrutura física de suporte ao turismo cearense, divulgar o potencial desse setor, aqui e alhures, participar de mais eventos locais, nacionais e internacionais.
Necessário se faz, ainda, captar mais eventos de lazer e negócios, em parceria com outros segmentos da cadeia produtiva do turismo, para fortalecer a economia de nosso Estado. E tem mais: jamais permitir, também, que o Centro de Eventos do Ceará venha a tornar-se um elefante-branco. A missão é árdua, mas não impossível, quando existe vontade política.
Bem! Em respeito ao Turismo e ao Turista, vamos bater na mesma tecla: a Ética e o Profissionalismo, nas atividades turísticas, devem ser constantemente praticados, para que não seja cometida exploração aos bolsos dos turistas, ou vender-lhes algodão por veludo, em termos de atrativos, produtos e serviços. Agora, para não se matar a “galinha dos ovos de ouro”, é que solicitamos, em nossos comentários,  aos que exploram, racionalmente, essa atividade econômica que sejam éticos, profissionais e transparentes em suas ações.
Indo mais além, sobre o assunto em apreço, fica o apelo aos gestores públicos e aos empresários do ramo: continuem a explorar o Turismo, porém com profissionalismo, com dignidade, sem denegrir a imagem do Ceará Turístico e muito menos poluir os recursos naturais (flora, fauna e mananciais), quando da execução de projetos de suporte ao setor.
Por último, um lembrete ao trade: para não prejudicar a população local  e os visitantes não é recomendável superestimar o que um polo turístico tem de agradável, útil e belo, quando da “venda” dos pacotes turísticos. Isso é pedir muito a quem  deve proceder, exemplarmente, no Turismo? Acreditamos que não. Obrigado pela leitura!
Antônio José de Oliveira - Vice-presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário