Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PROGRAMAÇÃO EM AQUIRAZ E FORTALEZA - O CEARÁ FESTEJA 216 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O Estado do Ceará completa amanhã, 17, 216 anos de emancipação política. A data será festivamente comemorada  tanto em  Aquiraz, primeira capital do Estado, como em Fortaleza. Em Aquiraz, os festejos serão na Praça da Matriz, e em Fortaleza, com atividades ao longo do dia, no Theatro José de Alencar, no Museu do Ceará e no Sobrado Dr. José Lourenço. Entre os destaques da programação artística estão a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, o bailarino Hugo Bianchi, o tenor Franklin Dantas e o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme.
O DIA DO CEARÁ -  O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
NA PRIMEIRA CAPITAL - Em Aquiraz, a programação começará às 9h, com visitas guiadas ao Museu Sacro São José de Ribamar. Continuarãoà tarde na Praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz de Aquiraz, quando a  Banda de Música do Município apresentará dobrados e músicas populares. Em seguida, haverá  o lançamento da “Ciranda da Paz”, com participação do médico Sulivan Mota e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Por fim,  uma visita oficial ao Museu Sacro São José de Ribamar. Às 17h acontece a solenidade oficial pelo Dia do Ceará, com hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil, com execução dos hinos do Município, do Ceará e do Hino Nacional Brasileiro, este especialmente interpretado pelo acordeonista e secretário da Cultura de Aquiraz,  Rodolfo Forte.  Às 18h será celebrada uma missa festiva na Igreja Matriz de São José de Ribamar, a segunda mais antiga do Estado. Às 19h30, no interior da Igreja, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho brindará o público com uma apresentação especial, executando repertório de Humberto Teixeira, em homenagem ao centenário do compositor cearense.
PROGRAMAÇÃO EM FORTALEZA - A programação especial pelo Dia do Ceará em Fortaleza, no Theatro José de Alencar, será celebrado com atividades durante todo o dia de amanhã. Haverá visita guiada com a participação do  bailarino e coreógrafo Hugo Bianchi; às 18h. na Hora do Angelus, o tenor Franklin Dantas interpretará a tradicional “Ave Maria”;  às 18h30 acontecerá o Sarau do TJA, com o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme, homenageando o escritor, jornalista e dramaturgo Guilherme Neto e o poeta Mário Gomes, personagens da cultura cearense que faleceram  recentemente, deixando saudades e um grande legado artístico e pessoal.
O Museu do Ceará também terá atividade especial, das 9h às 17h, com a exposição “Impressões do Sertão Cearense”, composta por xilogravuras, matrizes e outros objetos que retratam cenas da nossa cultura sertaneja. O xilógrafo João Pedro do Juazeiro, autor das xilogravuras e matrizes,  oferecerá ao público sua arte produzida com tintas cuidadosamente jogadas sobre tábuas sulcadas de umburana, prensadas sobre as folhas de papel, produzindo imagens belas e sensíveis do sertão cearense.
No Sobrado Dr. José Lourenço,  às 10h, acontecerá  uma edição especial do programa de debates Café do Zé, reunindo fotógrafos cearenses que têm trabalhos na exposição atualmente em cartaz no Sobrado, reunindo fotografias de autores locais e de convidados peruanos. Das 13h30 às 16h, exibição de filmes do “Cineclube Sobrado”, com curtas-metragens referentes a temáticas diversas do Estado e da capital, como "Fortaleza Antiga e Nova (1923-1963/1982/2005)" e “Perfil: Nirez”, entre outras produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário