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sexta-feira, 13 de março de 2015

FORTALEZA CONVENTION BUREAU - ELO PARA A CAPTAÇÃO DE GRANDES EVENTOS NO MUNDO

Celina Castro Alves (Diretora Comercial), Régis Medeiros (Presidente FCVB), Ivana Bezerra (Vice-Presidente), Suemy Vasconcelos (Diretora Administrativo Financeiro)
Muita gente não sabe o papel que exercem os convention bureaux na otimização e importância do turismo no Brasil. Até mesmo na própria cadeia produtiva da área estes órgãos são muitas vezes ignorados ou não lhes reconhecem sua dimensão de, talvez, de serem o maior indutor de um turismo rentável para empesas e o próprio Estado.
Com a construção do Centro de Eventos do Ceará, talvez o maior passo no sentido de que o Estado fosse incluído e reconhecido como um dos grandes polos de turismo do Brasil, aumentou a importância da entidade que agora tem como slogan “Visite Ceará”, pois a sua precípua finalidade é a captação de eventos no âmbito nacional  e  em outros países, com bons frutos para nós.   
O FCVB -  No Estado, como de praxe nas outras entidades do gênero, a Fundação Fortaleza Convention & Vistors Bureau tem por objetivo básico e permanente a captação, geração e o incremento de eventos em geral, especialmente os científicos, turísticos e de negócios, para o Ceará, quer sejam de âmbito regional, nacional ou internacional, bem como o desenvolvimento e a difusão cultural, tecnológica e artística do Estado do Ceará.
Graças à iniciativa de um grupo de hoteleiros, o FCVB foi criado em 21 de maio de 1996, pelo hoteleiro Demerval Diniz, fruto de uma articulação da ABIH com o trade turístico local, encontrando-se a Fundação  associada à Federação Brasileira dos Conventions & Visitors Bureaux, órgão com várias dezenas de associados nos estados brasileiros, além de bom número  de  empresas mantenedoras.
O Convention tem na sua estrutura o Conselho Curador, que elege a Diretoria Administrativa, responsável por gerir os interesses da Fundação e esta nomeia a Diretoria Executiva, que dará todo o suporte técnico para a realização dos atribuições da entidade. No Ceará, o Conselho Curador é formado por mais de duas dezenas de  entidades. 
OS PRESIDENTES – Já foram presidentes do Fortaleza Convention Buereau: O fundador da entidade, Demerval Dinil;  Eliseu Barros – 1996 A 2002; Régis Medeiros – 2002 a 2008; Colombo Cialdini – 2008 a 2014. A partir de 2014, o hoteleiro Regis Medeiros retornou  ao comando da entidade para o biênio 2014/2016.
PLANO DE AÇÃO – Para melhor desenvolver suas atividades e alcançar seus objetivos, o FCVB estabeleceu o seguinte Plano de Ação:
1)Criação do Grupo Comercial  com todos os associados:  Formatação do banco de dados com as principais entidades e seus principais eventos; Fazer pesquisa e visitas para captação de novos eventos  nas universidades, sociedades médicas  e entidades; Network entre os associados dos diversos segmentos.
2) Política de captação: Aumentar em 40% os eventos captados e apoiados; Participar nas feiras do segmento; Vistar promotores, organizadores ,associações; Criar material especifico para captação; Realizar  eventos pontuais mostrando o trabalho do FCVB nas universidades
3) Criação do VISITE CEARÁ: O objetivo é facilitar a comunicação do FCVB com o mercado para aumentar a arrecadação do Room Tax com novos projetos, criar uma identidade visual, conseguir agregar mais parceiros e associados.
4) Campanha Convention Max:
Realizar trimestralmente a campanha: janeiro a março, abril a junho, julho a setembro e outubro a dezembro; Visitar hotéis associados para incentivar a cobrança do Room Tax ( contribuição Visite Ceará) as equipes de recepção.
A campanha será feita através de metas a serem alcançadas 
5) Associados: Aumentar em 20%; Fazer uma revisão dos associados. 
6) Treinamento: Realizar treinamentos dos recepcionistas dos hotéis, explicando a contribuição Visite Ceará nos meses de abril e setembro ou quando necessário.
7) Reativação do Conselho Consultivo: Convidar pessoas que possam contribuir com novas ideias para o desenvolvimento do turismo; 5 pessoas para compor o conselho;  Realizar duas reuniões anuais ou conforme a necessidade.
8) Participação em férias e eventos:
Internacional - IMEX- 19 a 21 de maio- Frankfurt- Alemenha; EIBTM – 17 a 19 de novembro -Barcelona- Espanha; ICCA –  31 de outubro a 4 de novembro -Buenos Aires – Argentina.
Latino Americana - COCAL – 5 a 7 de março – Florianopolis; Encontro Latino Americano ICCA – 25 a 28 de agosto – Natal- Rio Grande do Norte.
Nacional - ABAV- 24 a 26 de setembro - São Paulo-SP; Eventos Brasil-  05 a 08 de dezembro – São Paulo – SP.
9) Pesquisa de Dimensionamento Econômico: Fazer pesquisa  junto aos organizadores dos espaços utilizados para fechar os números das pesquisa; Fazer pesquisa de demanda nos eventos que vão acontecer em 2015 através de contratação de pessoas ou através de formulário nas pastas dos participantes ou através de um stand com uma pessoa para realizar a pesquisa
10) Criação do material do FCVB:  Criação da placa Visite Ceará para todos hotéis associados;
Criação folder combate explicando a contribuição Visite Ceará; Revista final do ano prestação de contas; Folder combate dos espaços de eventos;  Cartões de visitas; Atualização do Guia para Profissionais de Eventos; Criação de sacola, bandana Visite Ceará;
11) Café Convention: Realizar até 3 Cafés Convention com palestras para todos os associados
12) Renovação do acordo TAM: Agendar reunião com gerente regional da TAM , levando o relatório das ações de 2014 para o gerente de São Paulo
13) Participação em Reuniões do setor: Participar das seguintes reuniões: Câmara Setorial de Eventos e Câmara Setorial do Comércio.
14) Fazer alteração Estatutária 
15) Convention News: Dar continuidade a comunicação com os associados através do envio do Convention News.
16) Atualização continua da página da Internet.

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