Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2015

JERICOACOARA - VAI ATÉ DOMINGO O FESTIVAL DE CINEMA DIGITAL

Cena do "Cine Holliúdy"
Com o tema “Cinema Popular e Cinema Político”, a quinta edição do festival reconhecido no calendário nacional do cinema independente, iniciado na última segunda-feira (15), reunindo grandes nomes e novos realizadores do audiovisual brasileiro, prossegue até depois de amanhã, domingo. Abriu a mostra o “Cine Holliúdy”, filme de êxito do cearense Halder Gomes. 
Pela quinta vez, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional se encontram em uma das praias mais belas de todo o mundo. O Festival de Jericoacoara – Cinema Digital realiza esta edição sempre fiel à proposta original, de oferecer um novo olhar sobre o cinema brasileiro, um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada tanto em conteúdo quanto em forma, por meio da tecnologia digital.
O FESTIVAL - O festival acontece no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara; Novidades são  a exibição especial do filme “Aos ventos que virão”, do cineasta cearense, radicado em São Paulo, Hermano Penna,  a exibição do filme “Os Subterrâneos do Futebol”,  de Maurice Capovilla, e o debate com os ex-jogadores Afonsinho e Sérgio Redes. O ator cearense Sidney Souto receberá homenagem. . 
O V Festival conta, na Mostra Competitiva de Curtas, com a exibição de 30 filmes, de realizadores de 11 estados, selecionados entre mais de 260 inscritos. Participam filmes de até 20 minutos, sobre diversos  temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental. Também é destaque  o trabalho do cineasta cearense Hermano Penna, radicado em São Paulo, onde construiu uma trajetória de destaque no cenário do audiovisual brasileiro. 
Esta edição, que começou na última  segunda-feira, também tem entre suas atrações debate sobre a atual crise do futebol mundial, com a exibição do filme “Os Subterrâneos do Futebol”, de 1965, dirigido por Maurice Capovilla, e a presença dos ex-jogadores Afonsinho, colunista da revista Carta Capital e personagem da história do esporte brasileiro, e Sérgio Redes, ídolo do futebol no Rio de Janeiro e no Ceará, aplaudido comentarista esportivo, autor de crônicas elencadas no livro “Nem tudo é futebol” e poemas como os reunidos no livro “O Raio do Futebol”, lançado em parceria com o artista visual Sérgio Pinheiro e com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
FINAL DA POGRAMAÇÃO -  Hoje, 19, será exibido “Aos Ventos que Virão”, de Hermano Penna, e amanhã, “Os Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla, seguida do debate com os ex-jogadores Afonsinho e Sérgio Redes.
No domingo, , as atividades acontecem a partir das 19h, com homenagem ao cineasta Tuna Espinheira, com exibição de seu filme “O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão Veredas”. Às 20h acontece a solenidade de encerramento do festival e de premiação aos vencedores nas diversas categorias, com entrega dos troféus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário