Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2015

NO CINE-TEATRO SÃO LUIZ - PREMIADOS FILMES NO FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA

Tendo como palco o mais emblemático cinema de Fortaleza, o Cine-Teatro São Luiz,  agora devidamente recuperado, começou ontem, 18, em Fortaleza, o Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema.  Durante uma semana serão exibidos 60 filmes - 20 longas e 40 curtas - representando o cinema de oito países. 
Uma representação variada do melhor cinema espanhol da atualidade estará até o próximo dia 24, na comemoração dos 25 anos do Cine Ceará, exibindo um total de sete longas e oito curtas-metragens. A curadoria é do roteirista, realizador e produtor Pablo Arellano, que avalia as produções da mostra como "um cinema delicado e humano, poético e singular".
A seleção passa pelo trabalho minimalista e sensível do longa  "Nem Tudo é Vigília", filme que ainda está circulando pelos festivais e acabou de ganhar o prêmio de Melhor Filme em festivais de Uruguai e Cosquim;  e do curta "Ser e Voltar", que estreou no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, e foi vencedor do Prêmio do Júri em Clermont Ferrand.  Presentes estão  também os longas documentários "Costa da Morte" (Lois Patiño. 2013), que ganhou o Prêmio Cineastas do Futuro no Festival de Locarno,  e "As Mais Macabras das Vidas". 
A mostra conta com filmes premiados em importantes festivais, como os de Locarno e Rotterdam, na Holanda, como "História da Minha Morte" (Historia del la mèva mort, do catalão Albert Serra (2013), ganhador do Leopardo de Ouro em Locarno, e "Estrela Cadente" (Stella cadente, 2014), último filme do renomado produtor e diretor Luis  Miñarro.
Os filmes do 25° Cine Ceará serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol, Mostras Sociais - O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Melhor Idade e Acessibilidade - e uma exibição especial. Há ainda a realização de seminários, debates e oficinas. Toda a programação do Cine Ceará é gratuita. O acesso às sessões será mediante a troca de alimentos não perecíveis por ingressos.
Nesta edição do Cine Ceará, nove longas concorrem ao troféu Mucuripe. O chileno “O Clube”, de Pablo Larraín, será o filme de abertura. Durante o fim de semana, serão apresentados dois filmes a cada noite: na sexta, ocorrem as sessões do espanhol “Loreak”, de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, e da coprodução Brasil/Argentina “Jauja”, de Lisandro Alonso; amanhã,  é a vez do cubano “A Obra do Século”, de Carlos M. Quintela, e do nacional “Real Beleza”, de Jorge Furtado; o domingo terá a exibição do peruano “NN”, de Héctor Gálvez e de “Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro”, de Geneton Moraes Neto.
Os curtas-metragens, também valorizados no Cine Ceará, concorrem ao troféu Mucuripe em várias categorias. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens, estão 16 produções de dez estados, e na Mostra Olhar do Ceará são 13 selecionados.
Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura - Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura - Secultfor. É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário