Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2015

SALÃO DO TURISMO - A ROTA DAS EMOÇÕES E SUA IMPORTÂNCIA EM TRÊS ESTADOS

Lagoa do Paraíso - Jijoca
Promovido pelo Sebrae dos três estados, em parceria com a Prefeitura de Jijoca,  com apoio da SETUR e do Fórum de Turismo do Ceará,  Jericoacoara receberá, de 25 a 27 próximos,  a 3ª edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções (roteiro que inclui municípios do Ceará, Piauí e Maranhão). Gestores públicos, operadores e empresários do trade turístico, estudantes e a comunidade local estarão  reunidos com o objetivo de promover o turismo regional no território da rota e discutir novas estratégias e oportunidades para projetar ainda mais este roteiro integrado, tanto no Brasil quanto no exterior. 
Conforme a gestora local da Rota das Emoções, Suilany Teixeira, o grande desafio do Sebrae é envolver a comunidade local para conhecer e se apropriar do roteiro integrado. A criação do evento foi uma das estratégias para promover essa integração das comunidades dos 14 municípios que estão no roteiro.
O Salão da Rota das Emoções, em sua terceira edição, já foi realizado em Parnaíba (PI), em 2013, e em Barreirinhas (MA), no ano passado. Além das reuniões de apresentação para a comunidade, o Sebrae vem promovendo workshops e oficinas de sensibilização e preparação das empresas locais para poderem negociar da melhor forma com os operadores de turismo nacional e internacional, já que o Salão da Rota das Emoções também é oportunidade para o surgimento de novos negócios.
A expectativa é que o evento atraia cerca de cinco mil pessoas e consiga obter um volume médio de vendas de aproximadamente R$ 1,5 milhão para os próximos 12 meses através das rodadas de negócios. Entre as novidades desta edição do Salão de Turismo estão a troca de experiências na área de hotelaria das cidades participantes da rota e a realização de uma mostra gastronômica. Para o prefeito de Jijoca, Lindomar Filomeno, o evento será um marco na história de Jericoacoara porque irá ajudar a desenvolver ainda mais a cadeia do turismo na região. 
ROTA DAS EMOÇÕES - A Rota das Emoções liga três estados do nordeste brasileiro - Maranhão, Piauí e Ceará e envolve 14 municípios, com destaque para os Lençóis Maranhenses,  o Delta de Parnaíba e a Praia de Jericoacoara. No Ceará, os municípios que fazem parte do roteiro são Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
Segundo o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, nos dez anos em que o Sebrae atua na Rota das Emoções já foi possível contabilizar resultados expressivos, como a geração de renda de mais R$ 219 milhões a partir dos pacotes via agências de viagem.  Segundo ele, um dos principais ganhos da rota diz respeito ao estabelecimento de uma governança compartilhada envolvendo os três estados. “Este é um grande exemplo de ação articulada, integrada e inovadora para a promoção do desenvolvimento territorial”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário