FUGIR DE NOTÍCIAS RUINS
Quem tira algum tempo para saber das novidades ou simplesmente ter momentos de lazer através da televisão, certamente está cansado de tantas notícias ruins, repetidas quase da mesma forma nos noticiários oficiais das várias emissoras brasileiras. Esta triste historia do “Lava-jatos” e repetida quase o dia inteiro da mesma forma, tomando preciosos espaços de outras programações. Parece que no território brasileiro e no mundo só há a ser divulgado estas porcarias de propinas, assaltos aos cofres da Petrobrás e a corrupção que tomou conta da nossa mais credenciada empresa estatal, envolvendo membros do governo, da Câmara, das empreiteiros, enfim dos vivaldinos que ficaram ricos por meios ilícitos ou se elegeram via propinas. Não há cristão quem aguente. De manhã, à tarde e à noite é a mesma cantilena. Só há uma saída para nós pobres expectadores de TV nos livrarmos do castigo de ouvir repetidas notícias: apenas uma vez, tomar conhecimento dos mal feitos e, depois, fugir para canais que exibem documentários, têm foco no teatro, cinema, conhecimentos gerais e na natureza. E há bons canais para tanto. Outra bom caminho é ler, ler bons livros.
FELIZMENTE, UMA BOA NOTÍCIA
O UOL, pela jornalista Cristiane Capuchinho e outros órgãos de publicidade veicularam notícia, baseada em dados fornecidos pelo INEP (Ministério da Educação), dando conta de que 21 escolas que recebem alunos pobres obtiveram notas melhores que as de instituições “top”. Melhor ainda: a maioria está no Ceará, Piauí, Bahia e Pará. Conforme Cristiane, “A maioria são instituições públicas: sete estaduais e nove federais. Cinco delas estão localizadas em áreas rurais, enquanto 16 ficam em regiões urbanas --apenas duas estão em capitais (Belém e Fortaleza)”. No “ranking” de 21, fazem parte do Enem por Escola 2014, 15 estão no Nordeste (CE, BA, PI e PE), três no Sudeste (MG), duas no Norte (PA) e uma na região Sul (PR). Um fato relevante: a escola Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI), cujos alunos têm piores condições socioeconômicas, até o ano passado ganhou , 153 medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas. É assim, no meio da aridez da região, o mandacaru e o solo adverso são um símbolo de resistência. É a prova cabal de que, não obstante os graves pecados cometidos pelos governos em relação à educação no Brasil, existem muitos administradores e professores que, com sangue e suor e poucos meios didáticos, , supera as pedras no caminho e constrói uma obra que enobrece. Estamos, pois, orgulhosos e exaltamos os administradores e professores das instituições nordestinas melhores classificadas: 2” - Adriano Nobre Eeep (Itapage/CE); 3° - Campus Angical do Instituto Federal do Piauí (Angical do Piauí/PI); 5° - Centro Educacional de Madalena - Cema (Madalena/CE); 6° - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Seabra (Seabra/BA); 7° - Instituto Federal de Educação, Ciênciaa e Tecnologia do Pará - Campus Abaetetuba (Abaetetuba/PA); 8° - Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos EEF (Viçosa do Ceará/CE); 9° - Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (Parnaíba/PI); 11° - Ensino Médio Augustinho Brandão (Cocal dos Alves/PI); 12° - Colégio Santanense (Santana do Acarau/CE); 13° - Maria Dolores Alcântara e Silva EEEP (Horizonte/CE); 15° - Campus Salgueiro - IF Sertão - PE (Salgueiro/PE); 16° - Escola Desemb. Pedro R Araújo Bittencourt (Irecê/BA); 17° - Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (Belém/PA) 18° - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Senhor do Bonfim (Senhor do Bonfim/ba); 20° - Joaquim Moreira de Sousa EEEP (Fortaleza/CE) e 21º - Campus Picos do Instituto Federal do Piauí (Picos/PI). Enfim, uma notícia alentadora
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