Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CALEIDOSCÓPIO - AÇÕES DO GOVERNO EM PROL DO TURISMO

AÇÕES DO GOVERNO EM PROL DO TURISMO
Foi recebida com a aplausos e expectativas o plano "Ceará Receptivo” que o governador Camilo Santana lançou na última terça-feira, propondo uma série de ações visando “ ampliar a identidade turística cearense com o objetivo de consolidar o Estado como destino para famílias que buscam também aventuras, cultura e gastronomia, entre outras opções. No mesmo encontro, o governador lançou o "Ceará: Descubra essa alegria". Em momento de tanta dificuldade de toda ordem, política e econômica principalmente, consideramos das mais oportunas e inteligentes a intenção governamental. É provado em todo o mundo que turismo é uma mola significativa de arrecadação, havendo alguns países, estados e municípios que dele vivem quase exclusivamente ou que nele têm apoio substancial para atingir suas metas. França, Espanha, Portugal, muitas ilhotas do Pacífico, Rio de Janeiro e Gramado são exemplos desta verdade. São palavras do governador Santana em relação ao Ceará:   "Do Produto Interno Bruto arrecadado do Estado, 11,2% estão com o setor turístico. Por isso, para que possamos receber cada vez mais turistas, estamos realizando a ampliação das ações nas obras de saneamento, construção e expansão dos sistemas de água, pavimentação de estradas, urbanização de todo o Estado. Não tenho dúvida de que o investimento nessas ações nos trará ainda mais empregos e dinamismo na economia". Não há como negar que é uma visão de quem deseja atravessar uma fase tão difícil, a fim de minimizar o desastre. Na região Nordeste, o Ceará vem se saindo muito bem em relação a turismo. Estamos no topo das preferências dos brasileiros, principalmente os do Sul. O fato justifica o por quê da arrecadação de 11,2%. A cadeia produtiva do turismo envolve mais de cinquenta segmentos, sendo responsável por milhares de empregos. Diante de quadro tão positivo em nosso favor, é bastante justificável que o governo se empenhe para que, cada vez mais, o nosso turismo seja lucrativo e não caia na preferência dos visitantes. Dentro da realidade, os investimentos propostos para melhorá-lo e torná-lo mais conhecido são de substancial valia. Aos que sempre tiveram uma visão caolha sobre o turismo, às favas...

Um comentário:

  1. É isto, grande José Carlos de Araujo.
    Falou e disse!!!!
    Penso que se o governador abrisse os ouvidos para as instituições privadas que lutam e já se dedicam ao turismo muito antes dele nascer ou pensar em ser governador teria suas chances aumentadas em possibilidades de sucesso.
    Independentemente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - seccional Ceará - Abrajet-Ce. ter sido ouvida ou convidada para participar da elaboração deste plano, ficamos na torcida para que dê certo.

    ResponderExcluir