Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CLÁSSICOS NA AREIA - NO ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA, TERMINA HOJE A MOSTRA

O Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e com apoio do Governo do Estado do Ceará, apresenta a segunda edição do projeto cultural, Clássicos na Areia. Criado com intuito de incentivar a difusão da música clássica/erudita no Ceará, o evento vem contando desde ontem e até hoje,16, com programação gratuita no Aterro da Praia de Iracema, a partir das 17h.
A mostra foi concebida com objetivo de quebrar preconceitos e mostrar que o grande público também aprecia ouvir música clássica. Em sua primeira edição, em outubro de 2014, O Clássicos da Areia teve a participação da OSUECE – Orquestra Sinfônica da UECE, da Orquestra Eleazar de Carvalho e da Banda Luiza Távora do Piamarta. Para este ano, o projeto apresenta a OSUECE, a Banda do Piamarta e recebe pela primeira vez a Orquestra Sanfonas do Ceará.
A programação de hoje do 2º Clássicos na Areia apresntará, às17h, a Orquestra da UECE (OSUECE); às 18h será a vez da Orquestra de Sanfonas do Ceará
GRATA HERANÇA - O Ceará é também uma grata revelação na música clássica brasileira. Um dos mais destacados compositores clássicos brasileiros foi o cearense Alberto Nepomuceno, considerado o pai do nacionalismo na música erudita do Brasil. Outro representante da música clássica foi o renomado regente Eleazar de Carvalho, um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Brasileira e professor de maestros célebres, como Claudio Abbado e Zubin Mehta. O Clássicos na Areia compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.
O evento tem o patrocínio do Café Santa Clara, Hidrotintas, Beach Park e Oi.

Um comentário: