Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A JANGADA SIMBOLIZA A BRAVURA - BRILHO, MAGIA E ALEGRIA NO CEARÁ NATAL DE LUZ

A CDL de Fortaleza lançou, em sua sede,  na manhã da 3ª feira, 10,  durante café da manhã, a 19ª. edição do projeto Ceará Natal de Luz 2015, este ano trazendo  como elemento cultural a Jangada, uma embarcação típica do Nordeste brasileiro feita de troncos de madeira, que traduz sobrevivência e bravura de muitas famílias nordestinas.
Com um olhar mais apurado pode-se perceber que a Jangada com sua curva, quase parabólica, forma uma assimetria que lhe dar forças para singrar mar adentro, somada a composição singular de uma vela que viabiliza remar contra os ventos e vencer a corrente do mar. É com essa simbologia de resistência, fé e sentimento natalino, que o Natal de Luz se apresenta também por meio da voz das crianças do Coral da Luz, da campanha em defesa ao meio ambiente, da decoração natalina, do cortejo com seus carros alegóricos e da presença do amável Papai Noel.
O Natal de Luz 2015 terá abertura oficial no próximo dia 27 de novembro, a partir das 17 horas, na Praça do Ferreira. O projeto é uma realização tradicional  da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. 
CORAL DA LUZ - As crianças oriundas de escolas públicas estão ensaiando e afinando suas vozes para cantar nas sacadas do hotel Excelsior, repetindo o êxito dos anos passados.  Na programação, a partir das 17 horas, o relógio da Praça entoará músicas sacras. Pontualmente às 18 horas, os 130 componentes do Coral começam com o repertório de músicas natalinas. Durante a apresentação o público presente poderá realizar a troca de mudas de plantas por garrafas plásticas no quiosque que ficará instalado na Praça do Ferreira.
ATRAÇÃO  NO  SHOW DA ABERTURA – Na apresentação da programação final do Ceará Natal de Luz foi anunciada que, na abertura do evento, no próximo dia 27, a partir das 17 horas, na Praça do Ferreira, a grande atração do show será  o astro da MPB Fábio Júnior, após a chegada de Papai Noel.
Também foi comunicado que o será no entorno da praça do Ferreira e não maios  na Cidade das Crianças, sempre aos sábados e domingos. 
COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE - No ano passado o compromisso ambiental do Natal de Luz atingiu sua meta ao plantar a milionésima muda, o PAU-BRASIL, na calçada em frente à Praça do Ferreira. Mas outro desafio em prol do meio ambiente foi lançado, o de plantar mais dez milhões de árvores em dez anos.
A ÁRVORE - Este ano,  a árvore vem simbolizando a Vela da Jangada com seu lastro de simplicidade, funcionalidade, que leva o cearense a enfrentar e vencer as intempéries do mar na luta por sua sobrevivência. Seu criador o cartunista e ilustrador Hermínio Macedo Castelo Branco, o Mino, que também criou os principais ícones da decoração da cidade.
ALEGORIAS E DECORAÇÃO -  Após as apresentações do Coral de Luz, a partir das 18h40, será feito o Cortejo Natalino com 50 componentes, cinco alas e dois carros alegóricos, levando alegria e descontração nas principais ruas que ficam ao redor da Praça do Ferreira.
Além das Praças do Ferreira e Portugal, a decoração do Natal de Luz poderá ser vista no Palácio da Abolição e nos prédios do Centro Cultural Banco do Nordeste/Centro, FIEC, Paço Municipal, Unifor e Av. Monsenhor Tabosa.
PARCEIROS - O projeto Ceará Natal de Luz 2015 conta com a apresentação do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, o patrocínio da Casa Pio, Indaiá, M Dias Branco, Banco do Nordeste, Esmaltec, Newland, Coelce e SESI – FIEC, o apoio do Sistema Verdes Mares, Sindiônibus, Faculdade CDL, Hap Vida e Oi.  A realização é  da CDL Fortaleza, Instituto CDL e Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário