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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A PARTIR DO PRÓXIMO 1º DE MARÇO - A BASE DA TAM EM ARACATI COMEÇARÁ A OPERAR

Sem dúvida, uma notícia alvissareira para o turismo e a economia do Ceará como um todo. No dia 1º de março começa a operar a Base de Manutenção da TAM Aviação Executiva no município de Aracati, litoral leste do Ceará. Será a primeira base da empresa a funcionar fora do estado de São Paulo. O equipamento foi instalado em um hangar construído na área interna do Aeroporto Regional de Aracati.
A base dará manutenção à toda frota de aviões executivos, principalmente jatinhos, das regiões Norte e Nordeste do País. O equipamento trabalhará com reparos e manutenção de aviões executivos, de pequeno e médio portes. 
De acordo com o assessor de infraestrutura aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Coronel Paulo Edson, o hangar deve receber, em plena operação, cerca de 50 aeronaves por dia. O novo equipamento, orçado em R$ 30 milhões, mede 10 mil metros quadrados (m²) e foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no último dia 12 de fevereiro.
15 ANOS DO MRO DE SÃO CARLOS – Para se ter ideia do que representará para o Estado o início das operações do Centro de Manutenção da TAM no Aracati, alguns dados abaixo sobre MRO da empresa em São Paulo, na cidade de São Carlos: 
- O Centro de Manutenção da TAM (MRO), localizado em São Carlos ,  apresenta números relevantes e marcas expressivas, a começar pelo aporte no período: foram R$ 270 milhões investidos em instalações, treinamentos e equipamentos. Durante este tempo, o MRO executou cerca de dois mil checks (manutenção) em aeronaves como os da família Airbus A320 (A319, A320, A321), Airbus A330, Boeing 767, Embraer ERJ 170 - 190, Fokker 100, ATR 42, ATR 72 e FAB 2101.
- Os 15 anos também foram marcados por constantes certificações dos mais exigentes órgãos de fiscalização do mundo, que atestaram a excelência do serviço prestado. Além da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), outras 12 autoridades aeronáuticas do mundo, como a americana FAA (Federal Aviation Administration), a europeia EASA (European Aviation Safety Agency) chancelam os checks realizados no MRO. Isso significa que, além de aeronaves com prefixo brasileiro, o centro de manutenção da TAM está apto a realizar a manutenção de aviões de outros países.
- Atualmente, o local é responsável por realizar 45% das manutenções das 323 aeronaves do Grupo LATAM. Em 2015, o centro realizou 225 checks, dos quais foram revisados mais de 48 mil componentes, que demandaram 420 mil peças novas.  Para 2016, a expectativa é que o centro aumente em 9% a sua capacidade operacional, possibilitando 20 checks de aeronaves a mais, na comparação com o ano passado.
- Estruturalmente, o complexo de manutenção possui área equivalente a 425 campos de futebol – 4,6 milhões de metros quadrados, dos quais 65 mil metros quadrados são de área construída –, composto por hangares e mais 24 oficinais, nos quais os técnicos executam trabalhos que envolvem alta tecnologia, como reparo, revisão e teste de componentes de eletrônica, hidráulica, trem de pouso, pneumática, reversores, entre outros. 
-  São, ao todo, 1,3 mil funcionários diretos que, em 2015, passaram por mais de 75 mil horas dos mais diversos tipos de treinamentos, desde capacitações técnicas de aeronaves e componentes até aulas de inglês dentro da companhia, por exemplo. 
Além do MRO em São Carlos, o Grupo LATAM ainda possui um centro de manutenção em Santiago, responsável por 25% dos checks das aeronaves do Grupo. O restante das aeronaves, 30% da frota, passa por manutenção em MRO externos, qualificados pelas áreas de Qualidade do Grupo LATAM. 

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