Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

HOMENAGEM A HUMBERTO TEIXEIRA NO DRAGÃO DO MAR

HUMBERTO TEIXEIRA
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) realizam, no próximo domingo, 28, às 17h, na Praça Verde, um grande concerto em homenagem ao compositor cearense Humberto Teixeira, parceiro musical de Luiz Gonzaga e teórico do baião. Gratuito, o show Humberto Teixeira – Viva a Memória do Doutor do Baião apresentará arranjos executadas pela orquestra, sob regência e direção artística do maestro Alfredo Barros, e contará ainda com as participações dos cantores Adelson Viana, Calé Alencar, Marcus Caffé, Paulo Belim e Marina Cavalcante. O show conta com a parceria da Koisa & TAO Produções Artísticas, do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e da TVC, que fará transmissão ao vivo do concerto. O apoio é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Teórico e ideólogo do baião, Humberto Teixeira foi muito mais que o parceiro brilhante de Luiz Gonzaga. Distinguiu-se como um músico respeitável e que merece ser conhecido em razão das iniciativas que tomou, da luta pelos direitos autorais, pela atuação política (foi Deputado Federal pelo Ceará, eleito em 1954) e por conta de um sem número de composições gravadas por vários intérpretes. Em 2015, o poeta de Iguatu completou centenário de nascimento.
O CONCERTO - A obra do músico ganha o palco com a interpretação inspirada dos instrumentistas da Osuece, que, sob a regência do maestro Alfredo Barros, executará quinze arranjos elaborados especialmente para as vozes convidadas, intercalados com outros apenas instrumentais. 
Com abertura declamada do poeta e escritor Braúlio Bessa, o show contempla uma variedade de canções, muitas das quais imortalizadas na voz do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Entre elas estão: Estrada de Canindé, Tenha Dó de Mim, Paraíba/Juazeiro, Assum Preto, Kalu/Dono dos Teus Olhos, Légua Tirana, Adeus Maria Fulô, Mangaratiba, Lá no meu pé de serra, Xanduzinha, Baião de São Sebastião, Qui Nem Jiló e Asa Branca.
Durante a execução das obras, projeções de imagens ligadas à biografia de Humberto Teixeira “conversarão” com os acordes entoados, dando ao concerto ainda mais variedade e beleza. Muitas das fotos projetadas, inclusive, foram feitas especialmente para o concerto, a partir do acervo do artista, recentemente adquirido pelo Museu da Imagem e do Ceará (MIS), equipamento da Secult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário