DARLAN LEITE |
A ocupação hoteleira do ano passado, em Fortaleza, foi de 68,43% contra 72,66% em 2014. De qualquer forma, a hotelaria comemora a ocupação praticamente no mesmo patamar do ano anterior, levando em consideração que o ano de 2015 foi um ano adverso para nossa economia.
O presidente da ABIH/CE, Darlan Leite, a respeito dos percalços econômicos e financeiros, diz: “Para que nós tivéssemos estes números, optamos por disponibilizar descontos em nossas diárias de até 20% em relação ao ano anterior, como também, intensificamos nossas ações de promoção e marketing, onde tivemos o apoio decisivo da Secretaria de Turismo do Estado e da Secretaria de Turismo de Fortaleza, com o firme propósito de mantermos nosso nível de ocupação e de empregabilidade. Tivemos o aumento significativo de nosso custo operacional, como o aumento das tarifas de energia, água, folha de pagamento, tributos, dentre outros”.
Mesmo diante dos problemas, finaliza o presidente Darlan: “O setor fica feliz com a manutenção da taxa de ocupação. O que segurou nosso nível de emprego, não permitindo que a crise chegasse aos colaboradores. Esperamos uma reação da economia, visto que a lucratividade foi totalmente achatada pela diminuição do valor das diárias e pelo aumento do custo operacional. Estima-se que o dólar seguirá em alta, isto aquece o turismo interno, para aqueles que viajam para o exterior. Mas se a crise persiste mais e mais brasileiros deixarão de viajar o que incidirá cada vez mais nos índices de ocupação de nossos empreendimentos. Vemos como uma saída o aumento dos investimentos promocionais por parte do setor público e privado nos destinos emissores internacionais, para que dessa forma, possamos resgatar o turismo internacional sepultado desde a crise europeia e americana de 2008”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário