Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

ABRAJET-CEARÁ: 32 ANOS DIVULGANDO O TURISMO DO CEARÁ

Antonio Jose de Oliveira
Abrajet/CE
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará - completará, no dia 27 de fevereiro de 2016, 32 anos de criação. Tudo começou no ano de 1984. A Abrajet-Ceará é sucessora da Associação de Jornalistas de Turismo – Ajotece – presidida, inicialmente, pelo jornalista Irã Benevides (falecido) e que muito fez pela entidade.
A Abrajet-Ceará é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Tem como principal objetivo integrar profissionais de imprensa, rádio, televisão, assessores de comunicação de empresas públicas e privadas e blogueiros, que exerçam o jornalismo de turismo e, devidamente, registrados nas Delegacias do Ministério do Trabalho.
A Abrajet-Ceará, desde a sua fundação, vem desenvolvendo ações e trabalhando em benefício do Turismo do Ceará e do Brasil, visando ao seu desenvolvimento sustentável e ao seu prestígio. Trata-se, pois, de uma entidade que sempre coloca os interesses do Turismo acima de tudo, todavia com profissionalismo, ética e transparência em tudo o que realiza.
A prova da assertiva retrocitada é que seus membros são respeitados e reconhecidos como profissionais sérios, competentes, éticos – sem falsa modéstia – pautando-se por uma conduta exemplar a fim de que a associação não venha a sofrer pesadas críticas e ter, assim, a sua imagem denegrida.
Em pouco tempo de funcionamento, a Abrajet-Ceará realizou, em Fortaleza, uma série de eventos e promoções, sem falar das inúmeras vezes em que participou de encontros nacionais e internacionais, ligados ao setor turístico. Sem falsa modéstia, marca presença nos principais eventos desse segmento econômico.
Bem! Dentre as diversas ações, promovidas, outrora, destacam-se as “Semanas Cearenses de Turismo”, os Concursos de Reportagens e Fotografias Turísticas (válidas para todo o Brasil), Cursos de Emissores de Bilhetes Aéreos, Ciclos de Palestras, Lançamento de Livros sobre Turismo, para citar as principais.
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Ceará, é filiada à Abrajet-Nacional e mantém ligações com outras entidades da comunidade turística brasileira. Afinal, a Abrajet-Ceará existe em quase todos os Estados brasileiros.
Anualmente, a Abrajet-Ceará homenageava, com dois troféus, durante sua festa de Natal e de Ano-Novo, uma personalidade turística e uma empresa que tivessem contribuído, para acelerar o processo de desenvolvimento do turismo local e nacional.
A Abrajet-Ceará, nesses 32 anos de pleno funcionamento, teve como presidentes os seguintes jornalistas: José Mário Pinto (três mandatos consecutivos); Ivanildo Lavor (duas vezes consecutivas); Antonio José de Oliveira (duas vezes consecutivas), José Carlos de Araújo, (duas vezes consecutivas), José Rangel (duas vezes consecutivas). Atualmente, o presidente é o jornalista Fenelon Gonçalves de Oliveira.
No momento, fazem parte da diretoria da entidade os jornalistas, Antônio Augusto Oliveira, Hélio Rocha Lima, Silvana Frota, Fernando Pinto, Leonardo Capibaribe, José Mário Pinto, todos trabalhando com o único propósito: defender as causas maiores do turismo, da Abrajet-Ceará e da sociedade como um todo.
Destaque-se, ainda, a atuação do presidente Fenelon Gonçalves, que não tem medidos esforços, para engrandecer a entidade e fazê-la presente, nos eventos turísticos, inclusive nacionais e internacionais.
Ao completar, brevemente, 32 anos, sua diretoria e associados têm uma mensagem a dirigir ao “trade” turístico: QUE TODAS AS ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS, PÚBLICAS E PRIVADAS, TRABALHEM, CONJUNTAMENTE,  SEM AQUELA DE UMA PROPALAR QUE É A MELHOR EM TUDO DO QUE AS OUTRAS.
É bom lembrar, minha gente, que turismo é parceria e ser parceiro não é atropelar e  muito menos ferir os princípios éticos, querendo sobressair-se. Ser parceiro – acreditem vocês – é crescer juntos e saber tirar lições dos erros cometidos. Vamos em frente! PARABÉNS A TODOS OS DIRIGENTES E SÓCIOS DA ABRAJET-CEARÁ!
Antonio José de Oliveira
Vice-Presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário