Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2016

ALEGRIA E EMOÇÃO NO LANÇAMENTO DO “PRAIA ACESSÍVEL”

Cadeirantes com Camilo Santana, Roberto Cláudio e as Primeiras Damas Onélia Santana e Carol Bezerra 
Idealizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, o projeto Praia Acessível foi oficialmente lançado na última quinta-feira (31). Não obstante a chuvarada forte que caiu sobre a Capital, o ato foi recebido com muita alegria e emoção pelos usuários -  idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida  -  que, preenchida a lacuna, terão mais facilmente ao seu dispor  lazer e acesso ao mar. O governador do Estado, o prefeito Roberto Cláudio, o secretário  municipal de Turismo, Elpídio Nogueira, os secretários do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino, da Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda, entre autoridades, jornalistas e convidados, prestigiaram o acontecimento, 
A festa de lançamento do Projeto Praia Acessível decorreu com  uma manhã de atividades no Aterrinho da Praia de Iracema, como  banho de mar com as cadeiras anfíbias e o acompanhamento de profissionais capacitados para a ação.  Os usuários do projeto participaram de jogos de vôlei e frescobol, tudo adaptado.
O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio estiveram acompanhados das primeiras-damas do Estado e do Município, Onélia Leite Santana e Carol Bezerra.  Sobre o ato, assim se expressou o Governador:  “É uma experiência inovadora, é o primeiro espaço de inclusão no Ceará, e outros pontos como este serão reproduzidos em cidades litorâneas do Estado. Precisamos garantir esse direito a todos”. O prefeito de Fortaleza ressaltou a importância da parceria do Estado com o Município.  “Aqui nós temos cadeiras adaptadas para o acesso ao mar, e principalmente o apoio de monitores capacitados e treinados. Estamos muito felizes em proporcionar esse momento que será expandido para outras praias da cidade”, afirmou.
O projeto acontece diante do  Hotel Sonata, parceiro na ação e que disponibiliza banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência destinadas ao público participante da iniciativa. 
De acordo com a coordenadora  Especial de Políticas Públicas para Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado,  Isabele Cavalcante, há previsão de uma nova estação do Praia Acessível fora da Capital. Ela afirmou que está em fase de diagnóstico e até julho será anunciado o próximo município a receber a ação.
CAPACITAÇÃO - Cerca de 20 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e 15 técnicos da Prefeitura foram capacitados para atuar no Praia Acessível. O projeto começa com 20 monitores que acompanharão as atividades, entre guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, técnicos da Prefeitura e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza. Duas turmas foram treinadas com aulas teóricas e práticas no local.
Por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foram rebaixados dois pontos do calçadão com instalação de rampas acessíveis, além de uma faixa de pedestre. O local conta ainda com vagas públicas exclusivas para cadeirantes e com a primeira academia ao ar livre de Fortaleza, com uma estação de exercícios físicos voltada exclusivamente para cadeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário