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terça-feira, 5 de abril de 2016

CONTRIBUIÇÃO AO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Longe de nós a pretensão de sermos o “dono-da-verdade”! Nossas opiniões visam sempre às causas maiores da denominada “Indústria sem chaminés”, no Estado do Ceará, vez que assumimos o compromisso de criticar, construtivamente, o errado e elogiar o correto, tanto por parte da iniciativa pública, quanto do particular, por julgar o Turismo uma atividade plural, em que deve predominar o profissionalismo, a transparência e a Ética em tudo o que lhe disser respeito.
Há anos, escrevemos para o jornal Rota do Sol Turismo, do veterano e competente Jornalista José Carlos de Araújo. Nesse veículo, temos mais liberdade de expressão e divulgamos os senões do turismo, no Estado do Ceará e na sua capital, porém sabemos elogiar também o que julgamos correto nesse segmento econômico.
Na longa estrada do Jornalismo, (43 anos de profissão), formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), passando pelo Rádio (Apresentador do Programa Recado Sertanejo, nas emissoras de rádio Tupinambá e Educadora, em Sobral, depois na rádio Uirapuru, em Canindé, como apresentador do noticiário das 12 horas) e TV Tupi – Canal 2 como repórter,  com certeza cometemos erros, todavia muito aprendemos e continuamos a errar e a aprender como assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce. Modéstia à parte, sabemos dar a mão à palmatória no caso de equívocos.
Colaboramos, com reportagens e artigos, para os jornais Diário do Nordeste, Tribuna do Ceará, quando a jornalista Edgony Bezerra era Editora de Turismo desses jornais, sem falar do jornal O Estado do Ceará, cujo Editor é o jornalista Carlos Alberto Alencar. Criticamos muito, todavia, elogiamos bastante as iniciativas benfazejas para o turismo cearense e sua população.
Amigo-leitor, não pense que estamos a pabular-nos e, sim, a escrever, parafraseando o fundador da 1ª Escola de Jornalismo dos Estados Unidos da América do Norte, Joseph Politzer, que Jornalismo não foi criado para adocicar a realidade. Jornalismo, de verdade, é para narrar os fatos ocorridos, que estão acontecendo e outros que poderão ocorrer, dentro de uma previsibilidade, mas respaldado na Ética, na Transparência e no Profissionalismo.
Eis, então, nosso posicionamento, quando trazemos ao conhecimento da sociedade, mesmo num jornal pequeno, mas não insignificante as mazelas, ainda existentes, e que ajudam a emperrar o desenvolvimento sustentável e solidário do Turismo em nosso Estado.
Os governos Federal, Estadual e municipal têm investido na divulgação, inclusive no Exterior, do seu potencial turístico e na infraestrutura de suporte ao setor, todavia persistem algumas deficiências, na prestação de serviços (de modo geral), na limpeza pública, na conservação do patrimônio histórico, na camada asfáltica, nas praças, nos monumentos, nos transportes coletivos, na iluminação pública, nas praias mais frequentadas e na segurança da sociedade e dos visitantes.  Duro falar a verdade, porém, como dissemos, linhas acima, o Jornalismo não foi criado para adocicar a realidade. Escreveu, outrora, o escritor, o jurista, o político Rui Barbosa: “A imprensa são os olhos da Nação. ” Ao bom entendedor, meia palavra basta!
Temos afirmado que o Turismo, no Brasil, não é levado muito a sério. Entram ministros e saem ministros e a cantiga do grilo continua. Agora, a vez da renúncia de Henrique Alves, que deixou o Ministério do Turismo. Quem será indicado? Claro que um de preferência de Dilma Roussef, não importando se entende ou não do assunto e sim que balance a cabeça, feito lagartixa, para o que ela julgar correto nesse segmento econômico. Virá, por certo, mudança também na Embratur. Tomara que venham dias melhores para seu desenvolvimento sustentável.
Para satisfação  nossa, registramos a honra de ter sido um dos fundadores da página de turismo do O POVO, em 1974, com os confrades José Mário Pinto e Izabel Pinheiro Maciel, e Editor da primeira Página de Turismo do extinto jornal CORREIO DO CEARÁ, com o jornalista e publicitário Aírton Bastos, e Chefe de Reportagem da revista TURISFACTO, da extinta Empresa Cearense Turismo (Emcetur), quando trabalhávamos, como diretor de Imprensa e Relações Públicas, na Agência de Propaganda Terraço Comunicação & Marketing Ltda.
Sem esnobar, tivemos, ainda, atuação direta, por pouco meses, em duas empresas oficiais de turismo: a Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará (Coditur), na Assessoria de Comunicação, e a Fundação para o Desenvolvimento Turístico de Fortaleza (Fortur), órgão da prefeitura municipal, ocupando a segunda posição na hierarquia dessa fundação em nível de secretaria. Eis, pois, nossa contribuição ao Turismo!
Antonio José de Oliveira
Presidente em exercício da Abrajet-Ceará

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