Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2016

PRIMEIRAS MANOBRAS DO HARMONY - VIAGEM EXPERIMENTAL DO MAIOR NAVIO DE CRUZEIROS

Milhares de pessoas juntaram-se em Saint-Nazaire, oeste de França, para assistir às primeiras manobras da primeira viagem experimental do Harmony of the Seas. Trata-se do maior navio de cruzeiros alguma vez construído, com 362 metros de comprimento, 66 metros de largura e 70 metros de altura, o equivalente a 16 pisos. Pesa 120 mil toneladas e tem capacidade para transportar mais de oito mil pessoas (seis mil passageiros e dois mil tripulantes).
É um verdadeiro monstro marinho, mas o comandante conseguiu fazer a delicada manobra inicial para colocar o Harmony of the Seas na rota de saída do rio Líger em direção ao mar. Quatro rebocadores estavam de prevenção, caso o navio necessitasse de ajuda para zarpar, mas as águas calmas e a ausência de vento permitiram mostrar a potência dos motores.
A bordo seguiam apenas 500 pessoas, essencialmente membros da tripulação, equipas de teste, elementos do construtor naval STX France e seus fornecedores e ainda uma equipa de supervisão do cliente.
'Esta é a primeira viagem experimental, com a duração de três dias e um percurso até duas ilhas nas proximidades de Saint-Nazaire, onde regressará este domingo de manhã. Uma segunda viagem experimental acontecerá antes do final de abril, de modo a que o navio de mil milhões de euros possa ser entregue ao proprietário, o armador norte-americano Royal Caribbean International, a 12 de maio. (Com o “Diário de Noticias” –  Portugal / Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário