Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2016

26º CINE CEARÁ - MAIS UM TENTO DO FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA

Chico Díaz
Mais uma vez,  o Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, que aconteceu até ontem, em Fortaleza,  terminou com retumbante êxito. O Cineteatro São Luiz, na noite da quinta-feira, 16, foi o palco da abertura da vitoriosa 26ª edição. Durante uma semana, o festival reuniu diversas manifestações da linguagem das artes audiovisuais do mundo ibero-americano e prezou pela valorização e preservação do patrimônio cinematográfico brasileiro. 
Homenageando o cinema mexicano, na noite da abertura, o Cine Ceará entregou troféus ao ator mexicano naturalizado no Brasil, Chico Díaz, e à Beatriz Elena Paredes Rangel, embaixadora do México no País. O ator recebeu o troféu do festival das mãos do cineasta cearense Halder Gomes. Foram exibidos dois filmes durante a solenidade: "Abissal", curta do diretor e roteirista cearense Arthur Leite;  e Avó, espanhol, de Asier Altuna Iza. Mostra .
O Cine Ceará aconteceu no Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, até 19 de junho.  Também esteve na Caixa Cultural Fortaleza. Foram exibidos mais de 100 filmes, 87 dos quais nas salas de cinema e mais de 10 filmes, entre curtas e longas projetados na Praça do Ferreira.
Este 26° evento foi uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e contou com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Patrocínio Master: Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDES e Coelce. Patrocínio Vip: SP Combustíveis. Patrocínio: Indaiá. Apoio institucional: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário