Curaçao: Cor, Mistério e Turismo - Curaçao ainda é um mistério para muitos brasileiros. O país foi a capital das Antilhas Holandesas e está a apenas 70km da Venezuela. Sua língua oficial é o holandês, mas quem tem vez no país é o papiamento, um dialeto que mistura seis idiomas diferentes – o português, entre eles. Com apenas 150 mil habitantes e uma economia que se baseia na refinaria de petróleo e no turismo, o lugar é destaque entre as ilhas caribenhas por possuir um clima agradável o ano todo e estar fora da rota de furacões.
A ilha caribenha de Curaçao tem buscado novos destinos no Brasil para promover-se. Quem está à frente desta tarefa são as empresárias Janaína Araújo e Giselle Makinde, sócias-proprietárias da Double Task, empresa de representação de destinos e quem cuida da conta do Escritório de Turismo de Curaçao no Brasil.
Na última quarta-feira, dia 15, visitaram o escritório de Curaçao em São Paulo os diretores do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados de Rúbia Andrade, representante da Rossi & Zorzanello na capital paulista. A reunião foi sugerida pelo jornalista e consultor em comunicação Marcos Junior T. Oliveira.
“Curaçao é um destino completo. Tem de tudo e atende a todos os públicos desde os jovens, casais em lua de mel, famílias e grupos de terceira idade”, comentou Janaína. “Desde o ano passado pensávamos em participar do FESTURIS, mas por questões estratégicas não conseguimos, mas o mercado do Rio Grande do Sul é estratégico para Curaçao, especialmente pelo voo da Copa Airlines que sai de Porto Alegre”, contextualiza Giselle.
Marta Rossi contou que o Salão Luxury é uma proposta nova e que surgiu após muitos estudos sobre o segmento de turismo de luxo. “Participei da BIT em Milão e pude entender melhor como seria um salão dentro de um Festival de Turismo como o FESTURIS e chegamos ao formato que estamos apresentando”, cita Rossi.
“Alguns destinos que trabalham fortemente o turismo de luxo já garantiram presença e temos categorias diferentes de patrocínio e algumas com diferenciais, onde o cliente será atendido por mordomo e terá um transfer exclusivo. São propostas dentro de um conceito que desenhamos especialmente para o FESTURIS”, finaliza Eduardo Zorzanello”.
A visita de cortesia dos diretores da Rossi & Zorzanello ao escritório de Curaçao foi oportuna, pois o destino buscar novos mercados para aproximar-se do trade.
SEGMENTAÇÃO E OFERTA DE CONHECIMENTO SÃO OS DIFERENCIAIS DO FESTURIS - Detentor de um formato diferente, quando o assunto é evento voltado ao turismo no Brasil, o FESTURIS GRAMADO – Feira Internacional de Turismo, caracteriza-se por sua abrangência nacional e internacional e, principalmente, pela segmentação.
Este ano o evento terá sua 28ª edição. Dentro do Serra Park a feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). Ganham ainda destaques os destinos regionais, nacionais, internacionais, operadoras, veículos e comunicação e cias aéreas. São 2500 marcas expostas em mais de 450 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes.
Esta segmentação impulsiona ainda mais a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos. Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).
Oferecer conhecimento é prioridade
Já no Palácio dos Festivais o foco é o conhecimento. Durante os dois dias de evento, no Congresso, ocorrem palestras com os principais cases do mercado turístico do Brasil. Em 2015 palestraram Guilherme Paulus (GJP), Aldo Leone Filho, (Agaxtur), Alexandre Gehlen (Rede Intercity), José Eduardo Mendes (Hotel Urbano), Juarez Barrozo (Redetur), Araceli Ramos (Casa Cuervo), Milagros Ochoa (Perú), Fábio Sicilia (Pará), entre outros. Foram mais de 8 horas de troca de experiências e conhecimento.
Para a edição de 2016, que ocorre de 3 a 6 de novembro, já existe a confirmação de participação de algumas das maiores operadoras e agências do país e da América e Europa, além de 11 cias aéreas, 21 países e 13 estados.
A ilha caribenha de Curaçao tem buscado novos destinos no Brasil para promover-se. Quem está à frente desta tarefa são as empresárias Janaína Araújo e Giselle Makinde, sócias-proprietárias da Double Task, empresa de representação de destinos e quem cuida da conta do Escritório de Turismo de Curaçao no Brasil.
Na última quarta-feira, dia 15, visitaram o escritório de Curaçao em São Paulo os diretores do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados de Rúbia Andrade, representante da Rossi & Zorzanello na capital paulista. A reunião foi sugerida pelo jornalista e consultor em comunicação Marcos Junior T. Oliveira.
“Curaçao é um destino completo. Tem de tudo e atende a todos os públicos desde os jovens, casais em lua de mel, famílias e grupos de terceira idade”, comentou Janaína. “Desde o ano passado pensávamos em participar do FESTURIS, mas por questões estratégicas não conseguimos, mas o mercado do Rio Grande do Sul é estratégico para Curaçao, especialmente pelo voo da Copa Airlines que sai de Porto Alegre”, contextualiza Giselle.
Marta Rossi contou que o Salão Luxury é uma proposta nova e que surgiu após muitos estudos sobre o segmento de turismo de luxo. “Participei da BIT em Milão e pude entender melhor como seria um salão dentro de um Festival de Turismo como o FESTURIS e chegamos ao formato que estamos apresentando”, cita Rossi.
“Alguns destinos que trabalham fortemente o turismo de luxo já garantiram presença e temos categorias diferentes de patrocínio e algumas com diferenciais, onde o cliente será atendido por mordomo e terá um transfer exclusivo. São propostas dentro de um conceito que desenhamos especialmente para o FESTURIS”, finaliza Eduardo Zorzanello”.
A visita de cortesia dos diretores da Rossi & Zorzanello ao escritório de Curaçao foi oportuna, pois o destino buscar novos mercados para aproximar-se do trade.
SEGMENTAÇÃO E OFERTA DE CONHECIMENTO SÃO OS DIFERENCIAIS DO FESTURIS - Detentor de um formato diferente, quando o assunto é evento voltado ao turismo no Brasil, o FESTURIS GRAMADO – Feira Internacional de Turismo, caracteriza-se por sua abrangência nacional e internacional e, principalmente, pela segmentação.
Este ano o evento terá sua 28ª edição. Dentro do Serra Park a feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). Ganham ainda destaques os destinos regionais, nacionais, internacionais, operadoras, veículos e comunicação e cias aéreas. São 2500 marcas expostas em mais de 450 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes.
Esta segmentação impulsiona ainda mais a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos. Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).
Oferecer conhecimento é prioridade
Já no Palácio dos Festivais o foco é o conhecimento. Durante os dois dias de evento, no Congresso, ocorrem palestras com os principais cases do mercado turístico do Brasil. Em 2015 palestraram Guilherme Paulus (GJP), Aldo Leone Filho, (Agaxtur), Alexandre Gehlen (Rede Intercity), José Eduardo Mendes (Hotel Urbano), Juarez Barrozo (Redetur), Araceli Ramos (Casa Cuervo), Milagros Ochoa (Perú), Fábio Sicilia (Pará), entre outros. Foram mais de 8 horas de troca de experiências e conhecimento.
Para a edição de 2016, que ocorre de 3 a 6 de novembro, já existe a confirmação de participação de algumas das maiores operadoras e agências do país e da América e Europa, além de 11 cias aéreas, 21 países e 13 estados.
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