Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2016

CAMOCIM E EXTREMO OESTE FESTIVAL: OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS ATRAVÉS DO TURISMO

Com a participação de nove municípios do extremo oeste do Ceará, tendo Camocim como sede, começou ontem, 23, no Centro de Eventos do Hotel Boa Vista Resort, o importante 1º Festival de Oportunidades em Negócios e Turismo do Extremo Oeste, encontro que tem o propósito mostrar que a região apresenta condições para excelentes negócios. Além da presença dos prefeitos e secretários da região, com a prefeita Mônica Aguiar sendo a anfitriã, estão presentes autoridades do Estado, deputados e vereadores e uma delegação do Fórum de Turismo do Ceará, à frente os coordenadores Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá. 
O foco principal do evento é estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios gerados a partir da atividade turística em cada município da Região Extremo Oeste do Ceará: Camocim: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Cruz, Chaval, Granja, Itarema e Jijoca de Jericoacoara.
Nos três dias de atividades (terminará amanhã, 25, o 1º Fortexo está com vasta programação, dando oportunidade aos participantes de realizarem encontros de negócios e concretizarem investimentos voltados para o comércio e o turismo. Os municípios irão mostrar suas potencialidades mais destacadas, centradas, no turismo, comércio, na gastronomia regional, nas exposições artísticas, folclóricas e culturais.Palestras, workshops e oficinas também estão na grade de programação do Fortexo. 
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim, com apoio do Sebrae e do Senac.
PROGRAMAÇÃO -  Ontem, a programação decorreu, das 14h às 17h, com reunião do Fórum Regional do Turismo do Extremo Oeste do Ceará e Fórum de Turismo do Ceará. Em seguida, houve visita aos estandes com apresentação da Banda Lira. Às19h30min, ocorreu a solenidade de abertura do evento, após o que se exibiu e quadrilha do Camocim. 
Hoje, das 16h às 17h, será a palestra: Panorama do Turismo no Ceará e o Processo de Regionalização do Ministério do Turismo, a cargo de Rafaela Marques – Consultora Técnica da SETUR – CE. Das 17h às 18h, Mesa de Debate: Aviação Regional como Fator de Fortalecimento do Turismo e Desenvolvimento Econômico, com a participação do coronel Paulo Edson Ferreira Filho,  do Departamento Estadual de Rodovias ;Rosana Barbosa de Lima Amorim,  Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim / Presidente do FORTEXO local.  De 18h às 19h, palestra: O perfil do profissional do Turismo – ABBTUR - Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, Rosana Barbosa de Lima Amorim, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim / Presidente do FORTEXO Local: Auditório Principal. De 19h às 20h, Mesa de debates: Oportunidades para o Varejo na Rota das Emoções Tomaz Machado / Felipe Cidrão – Gestores do SEBRAE/CE local. De 20h às 21h30min, Festival Gastronômico | Apresentações Culturais Local: Ilha do Sabor.
Amanhã, de 16h às 17h, palestra: Tecnologia como Ferramenta na Produção de Eventos, com
Arnaldo Fonseca Menezes Júnior, Diretor da Data Vídeo Som Equipamentos para Eventos. Das 17h às 18h
Palestra: Um Novo Olhar Sobre a Interiorização do Turismo, a cargo de Fabiana Ribeiro, Turismóloga / Presidente da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural. Das18h às 19h, palestra: A contribuição do Turismo na Geração de Oportunidades e Renda, sendo palestrante Selma Cabral – Presidente da ALFE - Associação de Lojistas e Lideres Femininas. 
O Festival de Oportunidades em Negócios e Turismo do Extremo Oeste, Festival será encerrado com a caprichada gastronômico dominando o ambiente, em meio a atraente show musical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário