Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2016

REPLETO DE NOVIDADES COM EXITO, TERMINOU ONTEM NO CEC O XX PECNORDESTE

Autoridades federais, estaduais e municipais e grande número de empresários estiveram às 10 horas da última segunda-feira, 20, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, durante a solenidade de abertura do XX Seminário Nordestino de Pecuária, um dos principais eventos da agro indústria da região. Entre os presentes destacaram-se, entre outros, o ministro do MAPA, o governador Camilo Santana, o Presidente da CNA, João Martins da Silva, o Secretário Nacional do Senar, Daniel Carrara, o Presidente da FAEC, Flávio Saboya, o Superintendente do Senar,-CE, Paulo Hélder Braga e o Superintendente do Sebrae-Ce, Joaquim Cartaxo.     
Fato marcante na festa de abertura Seminário foi o lançamento, pela Agência Filatélica dos Correios no Estado do Ceará, do carimbo e do selo comemorativos aos 20 anos do Pecnordeste. 
O PECNORDESTE deste ano, que ontem, 23, se encerrou, esteve repleto de novidades, com ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 9 segmentos da cadeira produtiva do agronegócio. Houve palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura. Também aconteceram atividades não agrícolas no meio rural, como o Artesanato e o Turismo no Espaço Rural e Natural, importantes cadeias produtivas na dinamização da economia rural.
Além da programação técnica, o evento contou com uma área de 5 mil m2 para exposição, onde foram realizados a XX Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, a V PECLEITE – Exposição Especializada de Bovinos e Caprinos Leiteiros e a Galeria dos Garanhões, estimulando a geração de negócios nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais, apoiando o setor produtivo na realização de investimentos, na comercialização de produtos, na apresentação de serviços e incentivando às atividades não agrícolas no meio rural, principalmente, o artesanato e o turismo no espaço rural e natural.
MÉRITO RURAL - A medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, criada em 2000 para homenagear instituições e personalidades em três categorias, homenageou este ano, na Categoria Política e/ou   administração pública, o  presidente da Aprece – Expedito José do Nascimento; na categoria Produção Rural,  a lider classista, Maria  Zimar  Pinheiro Diógenes, produtora rural e primeira mulher a tornar-se presidente de um Sindicato Rural;  e na categoria Desenvolvimento Científico , Econômico , Tecnológico ou de Ensino, a Agência e Defesa Agropecuária do Estado do Ceará- ADAGRI, órgão responsável pelo trabalho, o qual colocou o Ceará na zona livre para febre aftosa com vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário