Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

“A LINHA, A LUZ, O CRATO” - ABERTA NA URCA A EXPOSIÇÃO DE SÉRVULO ESMERALDO

Com a presença do Governador Camilo Santana, do Reitor da URCA, Patrício Melo, e de Sérvulo Esmeraldo (foto), foi aberta no dia 10, às 10 horas, na Universidade Regional do Cariri (URCA), no Campus do Pimenta, e, às 16h30, na Encosta do Seminário, em Crato, sua cidade natal, a exposição histórica 'Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato'. O evento abre as comemorações dos 88 anos de Esmeraldo, um dos maiores artistas plásticos da história cearense,  sendo realizada dentro dos 30 anos de criação da URCA.
Desde o ano passado, a exposição vinha sendo articulada por meio da Universidade, Governo do Estado do Ceará e do Instituto Sérvulo Esmeraldo, presenteando a cidade com 58 peças do artista, algumas delas inéditas. É o seu retorno em grande estilo, com exposição em solo cratense. A Pró-reitoria de Extensão da URCA esteve no apoio para a realização da organização e montagem da exposição.
O trabalho de Sérvulo poderá ser contemplado por estudantes, sociedade caririense e centro- sul.  Além do mais, é uma   oportunidade da participação  de um seminário escolhendo a sua obra como temática, com a presença do próprio artista e estudantes do curso de Artes Visuais da Instituição e outras áreas da academia. O Reitor destaca a importância de Sérvulo para a cidade do Crato e da abertura de espaço para que a arte adentre a Universidade, no sentido de proporcionar a reflexão e a expansão do conhecimento, em suas diversas vertentes.
A primeira exposição individual de Sérvulo Esmeraldo aconteceu em Crato, no ano de 1951. A segunda veio já no ano de 2001, durante a Bienal de Artes do Cariri, e, no ano de 2010, houve outra, mas em Juazeiro do Norte, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário